O que nos ensina a teoria da remediação sobre literatura digital para crianças e jovens?

Autores

Palavras-chave:

Literatura infantil, Remediação, Literatura digital, Apps literários, Livro digital

Resumo

Neste artigo, apresento uma análise de obras contemporâneas de literatura digital direcionadas a crianças e jovens com base na teoria da remediação de Richard Grusin e Jay David Bolter. Primeiramente, discutem-se possíveis vantagens e limites dessa teoria para o campo de estudos de literatura digital voltada para o público infantojuvenil. Em seguida, argumento que as principais lógicas de remediação – imitação, aprimoramento, remodelagem e absorção – estão presentes nos diversos formatos atuais de obras digitais destinadas a esse público. Por fim, ressalto que o conceito de remediação é valioso para compreender as características predominantes dessas obras, desde que suas categorias não sejam consideradas fixas ou inflexíveis.

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Biografia do Autor

Edgar Roberto Kirchof, ULBRA

Possui graduação em Letras (Português/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educa

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Kirchof, E. R. (2024). O que nos ensina a teoria da remediação sobre literatura digital para crianças e jovens?. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(3), 1–16. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16512

Edição

Seção

Dossiê – Literatura Digital