O que nos ensina a teoria da remediação sobre literatura digital para crianças e jovens?

Autores

  • EDGAR ROBERTO KIRCHOF ULBRA

Palavras-chave:

Literatura infantil, Remediação, Literatura digital, Apps literários, Livro digital

Resumo

Neste artigo, apresento uma análise de obras contemporâneas de literatura digital direcionadas a crianças e jovens com base na teoria da remediação de Richard Grusin e Jay David Bolter. Primeiramente, discutem-se possíveis vantagens e limites dessa teoria para o campo de estudos de literatura digital voltada para o público infantojuvenil. Em seguida, argumento que as principais lógicas de remediação – imitação, aprimoramento, remodelagem e absorção – estão presentes nos diversos formatos atuais de obras digitais destinadas a esse público. Por fim, ressalto que o conceito de remediação é valioso para compreender as características predominantes dessas obras, desde que suas categorias não sejam consideradas fixas ou inflexíveis.

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Referências

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

KIRCHOF, E. R. (2024). O que nos ensina a teoria da remediação sobre literatura digital para crianças e jovens?. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(3), 1–16. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16512

Edição

Seção

Dossiê – Literatura Digital