O que nos ensina a teoria da remediação sobre literatura digital para crianças e jovens?
Palavras-chave:
Literatura infantil, Remediação, Literatura digital, Apps literários, Livro digitalResumo
Neste artigo, apresento uma análise de obras contemporâneas de literatura digital direcionadas a crianças e jovens com base na teoria da remediação de Richard Grusin e Jay David Bolter. Primeiramente, discutem-se possíveis vantagens e limites dessa teoria para o campo de estudos de literatura digital voltada para o público infantojuvenil. Em seguida, argumento que as principais lógicas de remediação – imitação, aprimoramento, remodelagem e absorção – estão presentes nos diversos formatos atuais de obras digitais destinadas a esse público. Por fim, ressalto que o conceito de remediação é valioso para compreender as características predominantes dessas obras, desde que suas categorias não sejam consideradas fixas ou inflexíveis.
Downloads
Referências
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge, Massachusetts; London, England: MIT Press, 2000.
BOLTER, Jay David; ENGBERG, Maria; MACINTYRE, Blair. Reality Media: Augmented and Virtual Reality. Cambridge, Massachusetts; London, England: The MIT Press. 2021.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: _______ (Org). Práticas da Leitura. 5ª ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2011. p. 77-106.
GITELMAN, Lisa. Always Already New: Media, History, and the Data of Culture. Cambridge, Massachusetts; London, England: The MIT Press, 2006
LISTER, Martin et al. New Media: a critical introduction. 2ª ed. London; New York: Routledge, 2009.
MANOVICH, Lev. Software Takes Command. Nova York; Londres: Bloomsbury, 2013.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
MELO, Camila Alves de; SPERRHAKE, Renata. Qual leitura e qual leitor estão em pauta na plataformização das práticas de leitura? In:
WANDERER, Fernanda; MELO, Camila Alves; BERMÚDEZ ALFARO, Ana María. Rastros do neoliberalismo no campo da Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. p. 150-170.
MURRAY, Janet H. Hamlet on the Holodeck: The future of narrative in cyberspace. New York: The Free Press, 2016.
RAMADA PRIETO, Lucas. Esto no va de libros. Faculdade das Ciências em Educação: Universidade Autônoma de Barcelona, 2017. (Tese de Doutorado)
THOMPSON, John B. Book wars: The Digital Revolution in Publishing. Medford: Polity Press, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EDGAR ROBERTO KIRCHOF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.