Impactos da digitalização sobre a função autor e sobre os modos de acesso ao texto literário.

Autores

Palavras-chave:

Literatura digital, Materialidade da literatura, Literatura e novas mídias, Função autor, Autoria em meio digital.

Resumo

Este ensaio propõe algumas reflexões sobre alterações na função autor e sobre os modos de consumir cultura a partir de considerações sobre as mudanças tecnológicas que incidiram na materialização dos textos literários desde a criação da prensa móvel na Europa Ocidental e especialmente a partir da década de 1990, quando a popularização dos computadores pessoais e do acesso à internet trouxe desafios inéditos para autores e leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Catrópa, Universidade Anhembi Morumbi

Professora na área de Teoria, História e Crítica do Design, no PPG-Design da Universidade Anhembi Morumbi. Realizou pesquisa de pós-doutorado (PPGDesign - UAM) voltada à investigação da literatura digital e suas interfaces com o design, a arte e a tecnologia. Atualmente realiza pesquisa sobre os impactos da digitalização no mercado editorial junto ao Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, oferecido pelo Itaú Cultural em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Doutora (bolsista CNPq) e Mestre (bolsista Fapesp) em Teoria Literária pela FFLCH-USP. Na área de produção artística e cultural, recebeu duas vezes o prêmio Rumos, do Itaú Cultural: em 2004, na categoria Audioficções; e em 2007, na categoria Crítica Literária. Dirigiu e atuou como entrevistadora na série de vinte e quatro programas de rádio Ondas Literárias, premiada pela Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo (PAC), e que foi ao ar de março a agosto de 2008, pela Rádio Cultura Brasil. Como autora, foi contemplada pelo Edital de Publicação de Livros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2017) e pelo PROAC - Criação Literária (2012). Publicou o romance Homens adoram mulheres perfeitas (Editora Patuá: 2019), o livro de contos Sem Sistema (Editora Patuá: 2017) e o volume de poemas Mergulho às avessas (Lumme Editor: 2008), além de participar de diversas coletâneas nacionais e internacionais. 

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. Trad. Gabriel V. Silva. Porto Alegre: L&PM, 2014.

BERNARDINI, Aurora. Iúri Tyniánov e a palavra poética: a poesia no âmbito do Formalismo Russo. RUS, Vol. 11, Nº 16, 2020, pp.82-97.

BIERUT, Michael; HELFAND, Jessica; HELLER, Steven e POYNOR, Rick. Textos clássicos do design gráfico. Trad. Fernando Santos. São Paulo : Martins Fontes, 2019.

BOLTER, Jay David. Writing space: Computers, hypertext, and the remediation of print. London/ New Jersey: LEA Publishers, 2001.

CAMPOS, Augusto; CAMPOS, Haroldo e PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta – textos críticos e manifestos 1950-1960. Cotia, Ateliê Editorial, 2006.

CHARTIER, Roger. O que é um autor – Revisão de uma genealogia. Trad. Luzmara Curcino e Carlos Eduardo Bezerra. São Paulo: EDUFSCar, 2014.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Trad. George Schlesinger. São Paulo: Editora UNESP, 2014 b.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Trad. Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro – do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo Carmelo C. de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial/ Editora UNESP, 1998.

FLORES, Leonardo. Literatura Eletrônica de Terceira Geração. Trad. Andréa Catrópa da Silva. DAT Journal, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 355-371, 15 mar. 2021.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Trad. Inês A. D. Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Uma epidemia de traduções - Walter Benjamin na era da reprodutibilidade técnica. Folha de São Paulo, São Paulo, 07/10/2012. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/70489-uma-epidemia-de-traducoes.shtml >. Acesso em 30/06/2023.

GOLDSMITH, Kenneth (org.). Against expression: an anthology of conceptual writing. Evanston: Northwestern University Press, 2011.

HARAWAY, Donna J. Manifesto ciborgue - Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY, D. J; KUNZRU, K. Antropologia do ciborgue - As vertigens do pós-humano. Trad. Tadeu Tomaz. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, pp.33-118.

HAYLES, N. Katherine. Literatura Eletrônica: Novos horizontes para a literatura. Trad. Luciana Lhullier e Ricardo M. Buchweitz. São Paulo/ Passo Fundo: Global/UFP Editora Universitária, 2009.

KEMP, Simon. Digital 2021: Global Overview Report. 2021.Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2021-global-digital-overview. Acesso em 04/07/2023.

PATINO, Bruno. A civilização do peixe-vermelho. Trad. Tiago Marques. Lisboa: Gradiva, 2019.

AUTORA. Literatura e imagem – fantasmas do futuro. In: PIVETTA, Rejane; CAIMI, Claudia Luiza e BRITO JÚNIOR, Antonio Barros de. Literatura, imagem, mídia. Porto Alegre: Class, 2021, pp. 69-83.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital : os desafios da leitura na nossa era. Trad. Rodolfo Ilari, Mayumi Ilari. São Paulo :Contexto, 2019.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Catrópa, A. (2024). Impactos da digitalização sobre a função autor e sobre os modos de acesso ao texto literário. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(3), 1–12. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16447

Edição

Seção

Dossiê – Literatura Digital