A pintura em pânico
O fotolivro de literatura surrealizante de Jorge de Lima
Palavras-chave:
A pintura em pânico, Fotomontagem, Fotolivro de LiteraturaResumo
Neste artigo nós examinamos o livro A pintura em pânico, de Jorge de Lima, um fotolivro de literatura de "impulso surrealizante", impresso na Tipografia Luso-Brasileira, em 1943. Exemplo surpreendente de literatura expandida, trata-se, no núcleo da segunda fase do modernismo brasileiro, de nossa primeira experimentação baseada na fotomontagem. Desprezada pela historiografia, e pela crítica, sua estrutura e implicações seguem mal analisadas, até hoje. Tal negligência parece resultar de um menosprezo relacionado à experimentação com o fotolivro de literatura, uma suposição confirmada por muitas fortunas críticas. Nós exploramos, introdutoriamente, a estrutura intermidiática, seus tipos e subtipos classificatórios, fragmentária e surrealista da obra, a invenção e alguns atributos da fotomontagem, a influência de Max Ernst sobre Jorge de Lima, e analisamos a relação texto-fotomontagem, em diversos dísticos.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. Fantasias de um poeta. O Estado de São Paulo, 1939. Republicado: PAULINO, A. M. (org.). O poeta insólito: fotomontagens de Jorge de Lima. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1987, p. 9-10.
ASSUNÇÃO, T. R. Fotomontagem e colagem poética em Jorge de Lima. Revista O eixo e a roda, v. 9, p. 53-73, 2003.
ARBEX, M. Le procédé du collage dans l’œuvre de Max Ernst. Revista Caligrama, n. 3, p.79-92, 1999.
BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 50 ed. São Paulo: Cultrix, 2015.
BRETON, A. Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1992. [Avis au lecteur pour La Femme 100 têtes, de Max Ernst, p. 302-306].
BRIZUELA, N. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
CAMARGO, M. J. Fotografia: cultura e fotografia paulista no século XX. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
CHIARELLI, T. A fotomontagem como introdução à arte moderna: visões modernistas sobre a fotografia e o surrealismo. Revista Ars, v. 1, n. 1, p. 67-81, 2003.
CLÜVER, C. Intermidialidade. Revista de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, p. 8-23, 2011.
CLÜVER, C. Intermediality and interart studies. In: ARVIDSON, J.; ASKANDER, M.; BRUHN, J.; FÜHRER H. Changing borders: contemporary positions in intermediality. Intermedia Studies Press 1, 2007, p. 19-37.
ERNST, M. Écritures. Paris: Gallimard, 1970.
FABRIS, A. Fotomontagem e surrealismo: Jorge de Lima. Revista USP, n. 55, p. 143-151, 2002.
XXXX, 2021.
GIORDANO, A. Alan Pauls y la literatura expandida. Orbis Tertius, v. 29, n. 24, 2019.
KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. Revista semestral do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, v. 1, n. 1, 1984.
MACHADO, A. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
MENDES, M. Nota liminar. In: LIMA, J. A pintura em pânico. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2010 [1943], p. 36-37.
RAJEWSKY, I. Border talks: the problematic status of media borders in the current debate about intermediality. In: ELLESTRÖM, L. Media borders, multimodality and intermediality. New York: Palgrave Macmillan, 2010, p. 51-68.
RODRIGUES, S. Jorge de Lima, fotomontagista. Site Simone Rodrigues, 2010. <https://www.simonerodrigues.com.br/blank-18> Acesso em 5 agosto 2023.
SACCHETTIN, P. A pintura em pânico: fotomontagens de Jorge de Lima. 2018. 235 f. Tese (doutorado) Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
SODRÉ, N. W. História da literatura brasileira. 7 ed. São Paulo: Difel, 1982.
SCHWARTZ, J. Fervor das vanguardas: arte e literatura na América Latina. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
SILVA, M. C. R. A fotomontagem surrealista no Brasil: um ensaio sobre a obra de Athos Bulcão. Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: UFG, 2013.
STEGAGNO-PICCHIO, L. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.
ZANINI, W. Rego Monteiro: artista e poeta, 1899/1970. São Paulo: Marigo Editora, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Luiza Fernandes, João Queiroz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.

