O revozeamento em aula de PLNM e a construção do conhecimento em contexto de multilinguismo
Palavras-chave:
Revozeamento, Interação, Aula de PLNM, Construção do conhecimento, MultilinguismoResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a organização da fala-em- -interação em sala de aula de Português Língua Não Materna, focalizando a estrutura do revozeamento. Apresentam-se as descrições da sua característica comparando com a sequência IRA e analisam-se os excertos numa sala de aula de português gravada em vídeo numa universidade de Macau, com a participação de um professor brasileiro e de alunos chineses. Por meio da microanálise etnográfica, mostra-se como os participantes se posicionam, construindo o conhecimento e criando o contexto e o ambiente local.
Downloads
Referências
BLOMMAERT. J. (2010). The Sociolinguistics of Globalization. Cambridge: Cambridge University Press.
BORTONI-RICARDO, S. & FERNANDES DE SOUSA, M. (2008). Andaimes e pistas de contextualização: um estudo do processo interacional emu ma sala de alfabetização. In Maria Carmen V. R. TACCA. Aprendizagem e trabalho pedagógico- 2ª Edição. Editora: Alínea e Átomo.
BYRAM, M. (1997). Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence. London: Multilingual Matters.
Chafe. W. L. (1982). Integration and involvement in speaking, writing, and oral literature. In. D.Tannen (ed). Spoken and written language: Exploring orality and literacy. (pp. 35–53). Norwood, NJ: Ablex.
___________. (1984) Integration and involvement in spoken and written language. In: T. Borbe (ed). Semiotics unfolding (pp. 1095-1102). Berlin: Mouton.
_____________. (1985). Linguistic differences produced by differences between speaking and writing. In: Olson. D. R, Torrance. N. & Hlildyard. A. (eds.) Literacy, language, and learning: the nature and consequences of reading and witting. (pp:105-123) Cambridge: Cambridge University Press.
CONCEIÇÃO, L.E. e GARCEZ, P.M. 2005. O revozeamento no discurso da escola pública cidadã. Intercâmbio, XIV (PUC-SP). (CD-Rom).
DREW, P. e HERITAGE, J. (orgs.). 1992. Talk at work: Interaction in institutional settings. Cambridge, Cambridge University Press.
ERICKSON, F. (1996). Ethnographic Microanalysis. In S. L. Mckay, & N. H. Hornberger, Sociolinguistics and Language Teaching (p. 283-306). Shanghai: Shanghai Foreign Language Education Press.
____________. (2006). Definition and Analysis of Data from Videotape: Some Research Procedures and their Rationales. In J. Green, G. Camilli, & P. Elmore, (Eds.). Handbook of Complementary Methods in Education Research (pp. 177-191). Mahwah, HJ:LEA.
GOFFMAN, E. ([1967]1980). A Elaboração da Face: Uma Análise dos Elementos Rituais da Interação Social. In: Figueira, S. Psicanálise e Ciências Sociais (pp.76-114). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves [On Face Work. In:____. Interaction Ritual. New York: Harper & Row].
GUMPERZ, J, J. (2002). Convenções de Contextualização. In B. T. Ribeiro. & P. M. Garcez. (eds). Sociolinguística Interacional (pp.149-182). São Paulo: Edições Loyola.
_________. (1982a). Discourse Strategies. Cambridge: Cambridge University Press.
_________. (1982b). Language and Social Identity. Cambridge: Cambridge University Press.
O’CONNOR, M. & MICHAELS, S. Shifting participant frameworks: orchestrating thinking practices in group discussion. In: HICKS, D. (org.). Discourse, learning and schooling, p. 63-103. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
SCHLATTER, M. & GARCEZ, P. M. Treinamento ou educação no ensino de língua: escolha metodológica ou política? In: MENEZES, V., DUTRA, P. & MELLO, H. (orgs.). Anais do VI Congresso Brasileiro de Lingü.stica Aplicada: a linguagem como prática social (CD-ROM). Belo Horizonte: ALAB/ FALE/ UFMG, 2002.
SINCLAIR, J. M. & COULTHARD, M. Toward an analysis of discourse. Londres: Oxford University Press, 1975.
TANNEN, D. ([1989]2007). Talking Voices. Cambridge: Cambridge University Press.
TEIXEIRA E SILVA, R. (2010). A aula de língua não-materna sob uma perspectiva sociointeracional. In C. Lima-Hernandes. & K. A. Chulata. Língua Portuguesa em foco: ensino-aprendizagem, pesquisa e tradução (pp. 163-175). Lecce: Pensa Multimedia Editores.
VERTOVEC, S. (2007). Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies 30, 1024-1054.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jingran GAO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.