Atitudes linguísticas em relação ao português como língua pluricêntrica baseada em Teste de Reação Subjetiva:
o público universitário chinês de PLE*
Palavras-chave:
Atitudes linguísticas, Língua portuguesa, Variedades, Público universitário chinês, Teste de Reação SubjetivaResumo
Perante o pluricentrismo que carateriza a língua portuguesa, apresentam- se o estudo, assim como a avaliação, sobre as atitudes linguísticas do público-alvo chinês, relativamente a diferentes variedades da língua portuguesa. Por meio da aplicação de um questionário, baseado em Teste de Reação Subjetiva, a presente investigação chegou a identificar as atitudes linguísticas do público, ajudando-o a ter a consciência de suas atitudes preconceituosas, de maneira a abrir caminhos para cultivar atitudes mais abertas no futuro.
Downloads
Referências
CLYNE, M. (org.). Pluricentric languages: differing norms in different nations. Berlin: De Gruyter Mouton, 1992.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Asa, 2001.
GAO, Y. H.; XU, H. C. Research on attitudes towards varieties of English: a review. Foreign Language Teaching and Research, Beijing, n. 6, p. 850-860, 2015.
GAO, Y. H. et al. Language attitudes and identities among Chinese users of English: focusing on intercultural volunteers of international events. Beijing: Peking University Press, 2021.
GARRETT, P. Attitudes to language. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
GARRETT, P.; COUPLAND, N.; WILLIAMS, A. Investigating language attitudes: social meanings of dialect, ethnicity and performance. Cardiff: University of Wales Press, 2003.
JENKINS, J. English as a lingua franca: attitudes and identity. Oxford: Oxford University Press, 2007.
KAUR, P. Attitudes towards English as a lingua franca. Procedia – Social and Behavioral Sciences, Oxford, v. 118, p. 214-221, mar. 2014. DOI 10.1016/j.sbs pro.2014.02.029 LAMBERT, W. E. et al. Evaluational reactions to spoken languages. The Journal of Abnormal and Social Psychology, v. 60, n. 1, p. 44-51, 1960. DOI 10.1037/ h0044430
MANN, C. C.; WONG, G. Issues in language planning and language education: a survey from Macao on its return to Chinese sovereignty. Language Problems and Language Planning, v. 23, n. 1, p. 17-36, 1999.
MENDES, E. et al. Apresentação dossiê pluricentrismo linguístico do português: perspectivas para o ensino e a formação de professore(a)s. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 328-337, jan./jun. 2022.
PONSO, L. C. O contato entre o português e as línguas bantu em Moçambique: a alternância de atitudes sobre o estatuto social das línguas em jovens universitários. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, v. 26, n. 53, p. 121-144, 2016.
SAITO, A. Is English a nuisance or an asset? Japanese youths’ discursive constructions of language attitudes. System, Oxford, v. 44, p. 13-23, 2014. DOI 10. 1016/j.system.2014.02.001
SELLA, A. F.; AGUILERA, V. de A.; CORBARI, C. C. Reflexões sobre atitudes linguísticas em espaço de línguas em contato: o contexto de fronteira. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 15, n. 3, p. 3170-3179, 2018.
SILVA, A. S. D. Modelos cognitivos da lusofonia: romantismo e racionalismo nas políticas de língua e comunicação de unidade/diversidade do português europeu e brasileiro. In: MARTINS, M. D. L. (org.). A internacionalização das comunidades lusófonas e ibero-americanas de ciências sociais e humanas: o caso das ciências da comunicação. Famalicão: Edições Húmus, 2017. p. 319-335.
SNOW, D. English teaching, intercultural competence, and critical incident exercises. Language and Intercultural Communication, Abingdon, v. 15, n. 2, p. 285-299, 2015.
SOUKUP, B. Current issues in the social psychological study of ‘language attitudes’: constructionism, context, and the attitude – behavior link. Language and Linguistics Compass, v. 6, n. 4, p. 212-224, 2012. DOI 10.1002/lnc3.332
XU, W.; WANG, Y.; CASE, R. E. Chinese attitudes towards varieties of English: a pre-Olympic examination. Language Awareness, Abingdon, v. 19, n. 4, p. 249-260, 2010. DOI 10.1080/09658416.2010.508528
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Hanzi Zhang
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.