Ensino de português em contexto multilíngue:
hibridização e hierarquização linguística
Palavras-chave:
Língua portuguesa, Ensino, Multilinguismo, Hibridização linguística, Hierarquização linguísticaResumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as hibridizações e hierarquizações linguísticas observadas no ensino de língua portuguesa em contexto multilíngue. Para essa reflexão, tem-se como foco o cenário linguístico de Timor-Leste. A análise dialógica-discursiva (BAKTHIN, 2011; VOLÓCHINÓV, 2018) de enunciados produzidos por professores leste-timorenses sobre suas práticas com ensino de português apontou que: (i) as hibridizações linguísticas são consideradas por eles recurso válido apenas no campo da oralidade; (ii) a prática da escrita em português é orientada pela correta reprodução do sistema linguístico/formal de variedades dominantes da língua; e (iii) o ensino linguístico em Timor-Leste evidencia a hierarquização entre línguas e entre as variedades dominantes e não dominantes do português.
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