Ensino de português em contexto multilíngue:

hibridização e hierarquização linguística

Autores

  • Joice Eloi Guimarães Unicamp

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Ensino, Multilinguismo, Hibridização linguística, Hierarquização linguística

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as hibridizações e hierarquizações linguísticas observadas no ensino de língua portuguesa em contexto multilíngue. Para essa reflexão, tem-se como foco o cenário linguístico de Timor-Leste. A análise dialógica-discursiva (BAKTHIN, 2011; VOLÓCHINÓV, 2018) de enunciados produzidos por professores leste-timorenses sobre suas práticas com ensino de português apontou que: (i) as hibridizações  linguísticas são consideradas por eles recurso válido apenas no campo da oralidade; (ii) a prática da escrita em português é orientada pela correta reprodução do sistema linguístico/formal de variedades dominantes da língua; e (iii) o ensino linguístico em Timor-Leste evidencia a hierarquização entre línguas e entre as variedades dominantes e não dominantes do português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Davi. O português como língua pluricêntrica e as atitudes linguísticas de falantes em Timor-Leste. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), n. 42, v. 1, p. 326-359, 2022.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Questões de literatura e de estética. 4. ed. São Paulo: HUCITEC/ANNABLUME, 1998.

______. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BATORÉO, Hanna J. The contact induced partial restructuring of the non-dominating variety of Portuguese in East Timor. In: MUHR, Rudolph (Ed.). Pluricentric Languages and Non-Dominant Varieties Worldwide: the pluricentricity of Portuguese and Spanish: new concepts and descriptions. Wien/ Frankfurt: Peter Lang Verlag, p. 137-153, 2016.

BRITO, Regina Helena Pires de. Temas para a compreensão do atual quadro linguístico de Timor-Leste. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 48, jul./dez., p. 175-194, 2010.

CARVALHO, Manuel Belo de. Formação de Professores em Timor-Leste: contributos para a construção de um modelo de formação inicial e contínua. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Minho, Braga, 2007.

CAVALCANTI, Marilda C. Multilinguismo, transculturalismo e o (re)conhecimento de contextos minoritários, minoritarizados e invisibilizados: o que isso tem a ver com a formação de professores e com professores em serviço? In: MAGALHÃES, M. C. C., FIDALGO, S. S. (Orgs). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 171-185.

CÉSAR, América L. CAVALCANTI, Marilda do Couto. Do singular para o multifacetado: o conceito de língua como caleidoscópio. In: CAVALCANTI, Marilda do Couto, BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Orgs). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas: Mercado das Letras, 2007. p. 45-66.

CLYNE, Michael. Pluricentric languages – Introduction. In: ______ (ed.). Pluricentric Languages: differing norms in different nations. Berlin: Mountoun de Gruyter, 1992, p. 1-10.

FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as idéias linguísticas do círculo de Bakhtin. Paraná: Criar edições, 2003. p. 45-108.

HOLQUIST, Michael. O que faria Bakhtin? Bakhtiniana. São Paulo, 12 (3), p. 119-133, Set./Dez.2017. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/bak/a/hy59jy9ZT4DgfRtDSSVMzSB/abstract/?lang=pt> Acesso em 30 de março de 2023.

MAHER, Tereza Machado. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. In: M.C. Cavalcanti e S. M. Bortoni-Ricardo (Orgs) Transculturalidade, Linguagem e Educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007a, p.67-96.

MENDES, Edleise. Pluricentrismo linguístico, ensino e produção de materiais de Português LE no PPPLE. In: ALVAREZ, M. L. O. GONÇALVES, L. (Orgs.). O Mundo do Português e o Português no Mundo Afora: especificidades, implicações e ações. Campinas: Pontes, 2016, p. 293-310.

MIGUEL, Maria H. A língua portuguesa em Angola: normativismo e glotopolítica. Lucere 5, ano 4, 2008, p. 35-48.

MUHR, Rudolph. Linguistic dominance and non-dominance in pluricentric languages: A typology. In: MUHR, Rudolph (Ed.). Non-dominant Varieties of pluricentric Languages. Getting the Picture. Wien: Peter Lang Verlag, p. 23-48, 2012.

OLIVEIRA, Gilvan M. O sistema de normas e a evolução demolinguística da língua portuguesa. In: ALVAREZ, M. L. O. GONÇALVES, L. (Orgs.). O Mundo do Português e o Português no Mundo Afora: especificidades, implicações e ações. Campinas: Pontes, 2016, p. 25-43.

OLIVEIRA, Gilvan M.; JESUS, Paula Clarisse S. G. de. Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica: o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua não materna (PPLE). Domínios da Linguagem, v. 12, n. 2, p. 1043-1070, 2018.

PEREIRA, Rodrigo Acosta; RODRIGUES Rosângela Hammes. O conceito de valoração nos estudos do círculo de Bakhtin: a inter-relação entre ideologia e linguagem. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 177-194, jan./abr. 2014.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. O conceito de identidade em linguística: é chegada a hora de uma mudança radical? In: SIGNORINI, I. (Org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas/SP: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 1998. p. 21-45.

RONCARATI, Cláudia; SILVA, Diego Barbosa da; PONSO, Letícia Cao. Um olhar crítico sobre a sociometria da língua portuguesa. Gragoatá, Niterói, n. 32, p. 75-98, 1. sem. 2012.

SEVERO, Cristine Gorski. Questões de língua, identidade e poder: hibridismos em Timor-Leste. RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 95-113, 2011.

SOARES, Lúcia Maria Moreira Caniço Vidal Pereira. Línguas em Timor-Leste: que gestão escolar do plurilinguismo?. Tese (Doutorado em Educação), Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2014.

SPOLSKY, Bernard. Para uma Teoria de Políticas Linguísticas. ReVel, Trad. Paloma Petry. Ver. Tec. Pedro M. Garcez, vol. 14, n. 26, p. 32-44, 2016. Disponível em:< http://www.revel.inf.br/files/f69d74cdefbd9c6efb801010f2ac8b13.pdf> Acesso em 3 de maio de 2023.

STREET, Brian. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

TIMBANE, Alexandre António; NAMONE, Dabana. Consequências do ensino da língua portuguesa no ensino fundamental na Guiné-Bissau 43 anos após a independência. Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos, s.l., v. 1, n. 1, p. 39-57, Feb. 2017. Disponível em:http://www.revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/34 Acesso em: 12 mar. 2023.

TIMOR-LESTE. Currículo Nacional do Ensino Básico do Primeiro e Segundo Ciclos. Ministério da Educação de Timor-Leste, 2014.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2º ed. Trad., notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-10

Como Citar

Guimarães, J. E. (2023). Ensino de português em contexto multilíngue:: hibridização e hierarquização linguística. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(2), 1–15. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16117

Edição

Seção

Dossiê - Linguagens em trânsito e culturas no plural - A língua portuguesa em contextos de multilinguismo