A teoria da suspensão aplicada na análise de romances
Palavras-chave:
Suspensão, Suspense, Hesitação, Romance, NarrativaResumo
Procura-se, neste artigo, apresentar um modo de análise de histórias a partir de suas suspensões. Primeiramente, expõe-se um estudo sobre o conceito, situando-o no narrar, além de vislumbrar temporalidade e hesitação. Em seguida, aplica-se essa teorização em Robson Crusoé, O Castelo de Otranto e A Dama de Branco, ilustrando o protocolo e localizando suspensões especificas. Como resultados, foram levantadas dezessete tipos de suspensões não excludentes.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Porto Alegre: Editora Globo, 1966.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BARONI, R. La tension narrative. Suspense, curiosité, surprise. Paris: Seuil, 2007.
BARONI, R. A tensão narrativa através dos gêneros: questões éticas e estéticas do suspense. In: Experiência Estética e performance. Salvador: Editora da UFBA, 2014, p.63-82.
BORDWELL, D. La narración en el cine de ficción. Tradução: Pilar Vázquez Mota. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica S.A, 1985.
CARROLL, N. The Paradox of Suspense. In: Beyond Aesthetics: Philosophical Essays. New York: Cambridge University Press, 2001, p.254-270.
CAZANI JÚNIOR, L. E. Suspensão, suspense e Netflix [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Unesp: Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/213887, 2021, Acesso 16/08/2020.
COLLINS, W. A Dama de Branco. Tradução de Enéias Marzano. Rio de Janeiro: Editora Vecchi, 1944.
DEFOE, D. Robinson Crusoé. Tradução de Sergio Flaksman. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.
GREIMAS, A. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2016.
MICHAELIS. Dicionário Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/, Acesso, 16/08/2020.
MOISES, M. Dicionário de Termos Literários. São Paulo: Cultrix, 2013.
PUNTER, D.; BYRON, G. The Gotic. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2004.
RUBIN, M. Thrillers. Cambridge : Cambridge University Press, 1999.
RYAN, M. L. Narrative as Virtual Reality. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2001.
STERNBERG, M. Expositional Modes and Temporal Ordering in Fiction. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 1978.
TODOROV, T. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2017.
VORDERER, P.; WULFF, H. J.; FRIEDRICHSEN, M. Suspense: Conceptualizations, theoretical analyses, and empirical explorations. New York: Routledge Member of the Taylor and Francis Group, 1996.
WALPOLE, H. O Castelo de Otranto. Tradução de Alberto Alexandre Martins. São Paulo: Nova Alexandria, 1996.
YANAL, R. The Paradox of Suspense. British Journal of Aesthetics. v.36, n°2, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luís Enrique Cazani Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.