Uma análise enunciativa do discurso médico do século XIX

Autores

  • Silvana Silva UFRGS

Palavras-chave:

Museu de História da Medicina de Porto Alegre, Teoria historiográfica linguística, Análise histórico-linguística, Discurso médico, Émile Benveniste.

Resumo

Este trabalho visa a oferecer subsídios teóricos para o Projeto de Pesquisa intitulado “Formas e sentidos do imperativo no século XIX: um estudo enunciativo e histórico em textos médicos do Museu de História da Medicina de Porto Alegre (MHMPOA)”, desenvolvido no Instituto de Letras, UFRGS.  Estabelecemos hipóteses e conceitos para a análise de textos contidos no Museu de História da Medicina de Porto Alegre. Na Reserva Técnica do MHMPOA, encontramos dois (2) Manuais de Saúde escritos por médicos leigos na segunda metade do Século XIX.  No Museu Hipólito José da Costa, encontramos anúncios sobre remédios que referiam, na maior parte dos casos, à procedência francesas. A partir do estudo e da análise enunciativa da conversão da língua em discurso(s) (Benveniste, 1990) presentes nos Prolegômenos do Manual de Saúde, do farmacêutico Raspail (1860) em consonância com a construção da referência à França, presente em anúncios de remédios em jornais do Rio Grande do Sul, percebemos uma certa organização discursiva. Ainda que nesse período coexistissem diversas racionalidades sobre a doença e a saúde, na Europa (Pombo, 2010; 2011), concluímos que, no Rio Grande do Sul construiu-se um discurso que eleva a procedência francesa, seja de produtos, seja de manuais de saúde, ao status de detentora do poder dizer o que é e não é uma ‘boa’ medicina.

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Biografia do Autor

Silvana Silva, UFRGS

Professora Adjunta da área de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Doutora em Teorias do Texto e do Discurso da UFRGS.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Silva, S. (2023). Uma análise enunciativa do discurso médico do século XIX. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 25(2), 1–15. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/15714

Edição

Seção

Língua e Linguística