O percurso na circularidade
estudo da emoção na letra, na música e na voz
Palavras-chave:
Semiótica da canção, Repetição, Ella Fitzgerald, Afetos, Enunciação.Resumo
O que faz uma canção ser engajante? Na interpretação de Ella Fitzgerald de “Miss Otis regrets”, de Cole Porter, argumentamos que a composição particular de letra, música e voz é responsável pela mobilização da emoção na canção. Nesse sentido, analisamos os elementos passionais e a ressemantização de uma fórmula feita por meio de sua repetição e o papel do componente musical pela construção de contrastes inesperados e ampliações de tessitura. Por fim, examinamos a apreensão e valoração dos sentidos mobilizados no narrado pela instância da narração, fazendo da canção um objeto de valor.
Downloads
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoal de. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz (org.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: Em torno de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Edusp. p. 1-9.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 2. ed. São Paulo: Humanitas, 2001.
CRUZ, Dilson Ferreira da. O éthos dos romances de Machado de Assis. São Paulo: Nankin/Edusp, 2009.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre a cólera: estudo de semântica lexical. In: Sobre o sentido II. Ensaios semióticos. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Nankin/Edusp, 2014. p. 233-253.
GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. 2. ed. Tradução de Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Estação das Letras e Cores/CPS, 2017.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Tradução de Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2011.
HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth. Ensaio semiótico sobre a vergonha. São Paulo: Humanitas, 1999.
HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth; TAILLE, Yves. Construção ética e moral de si mesmo. In: SOUZA, Maria Thereza T. C. de (org.). Os sentidos de construção: o si mesmo e o mundo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 69-101.
LANDOWSKI, Eric. Para uma semiótica sensível. Educação e realidade, [s. l.], v. 30, n. 2, p. 93-106, jul/dez 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12417. Acesso em: 11 nov. 2022.
LANDOWSKI, Eric. Avant-propos: ajustements stratégiques. Nouveaux actes sémiotiques, [s. l.], n. 110, 2007. Disponível em: http://revues.unilim.fr/nas/document.php?id=335. Acesso em: 26 abr. 2011.
LEMOS, Carolina Lindenberg. Condições semióticas da repetição. 2015. Tese (Doutorado em Letras e em Langues et Lettres). Universidade de São Paulo / Université de Liège, São Paulo/Liège, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-09062015-111352/publico/2015_CarolinaLindenbergLemos_VCorr.pdf. Consultado em: 4 fev. 2019.
LEMOS, Carolina Lindenberg. Complexidade da repetição. Estudos semióticos, [s. l.], v. 15, n. especial, p. 104-121, 2019. DOI: 10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.154652. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/154652. Acesso em: 11 nov. 2022.
PORTER, Cole. The Cole Porter Song book. Nova York: Simon and Schuster, 1959.
SHAKESPEARE, W. Romeo and Juliet. In: The Complet Works of William Shakespeare. Minneapolis: Amaranth Press, 1982. p. 733-761.
TATIT, Luiz. Musicando a semiótica: Ensaios. 1. ed. São Paulo: Annablume, 1997.
TATIT, Luiz. Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê, 2001.
TATIT, Luiz. Abordagem do texto. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. p. 187-209.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. 3. ed. São Paulo: Escuta, 2007.
ZILBERBERG, Claude. Razão e poética do sentido. Tradução de Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Edusp, 2006.
ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Tradução de Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê, 2011.
ZILBERBERG, Claude. La structure tensive suivi de Note sur la structure des paradigmes et de Sur la dualité de la poétique. Liège: Presses Universitaires de Liège, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carolina Lindenberg Lemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.