O mundo trágico de Urupês
Palavras-chave:
Monteiro Lobato; Urupês; tragédia., Caboclismo. Regionalismo.Resumo
Em Urupês (1918), Monteiro Lobato revisita temas de dois artigos anteriores – “Urupês” e “Uma velha praga” – em que ele condena a idealização do que designa como “caboclismo”, assim como o comportamento predador dos tipos regionais que residem em condições primitivas no interior de São Paulo. A expansão dos temas dos artigos dá-se por meio de histórias curtas que revelam uma sociedade anacrônica em que predomina o mandonismo, de uma parte, e a subalternidade, de outra. O resultado destes confrontos é a destruição das pessoas e da natureza, evidenciando o caráter trágico do mundo representado.
Downloads
Referências
LOBATO, Monteiro. Urupês. São Paulo: Martins, 1944.
LOBATO, Monteiro. Prefácios e entrevistas. São Paulo: Brasiliense, 1946.
LOBATO, Monteiro. Urupês. São Paulo: Brasiliense, 1947.
LOBATO, Monteiro. Monteiro Lobato vivo. Seleção e organização de Cassiano Nunes. Rio de Janeiro: MPM Propaganda; Record, 1986.
MARTINS, Milena Ribeiro. Lobato edita Lobato: história das edições dos contos lobatia-nos. 2003. 429p. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2003.
SILVEIRA, Joel. Um governo deve sair do povo como a fumaça de uma fogueira. Diretri-zes, Rio de Janeiro, Ano VI, n. 167, p. 14-15, 9 setembro 1943.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.