Para uma visão do uso linguístico desvinculada de pautas.
Palavras-chave:
uso linguístico, política linguística, imaginário social, estruturas linguísticas, manchetesResumo
O texto vai a uma amostra de usos do português do Brasil, discutindo ‘eficiência’, sem a pauta daquilo que se arbitra como “correto”, e tendo-se como “excelência” primeira a evidência de uma feliz coparticipação de falantes em cada evento. Avalia-se não apenas a estrutura formal, mas também a ilocucionária e a interativa, tudo visto pelo imaginário social e pela política linguística compartilhados. Examinam em especial manchetes de jornais de capitais do país (últimos 20 anos), definindo-se a escolha pela disponibilidade, em cada caso, de ‘textos’ completos em extensão reduzida. O exame permite considerar grande pertinência e eficiência dessa avaliação do uso linguístico desvinculada de pautas.
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Referências
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RILEY, P. Discourse networks in classroom interaction: some problems in communicative language teaching. Melanges pedagogiques, C.R.A.P.E.L, p. 109-120, 1977.
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