Quero a fome de calar-me
(sobre a poesia de Daniel Faria)
Palavras-chave:
Daniel Faria. Nudez. Graça. Literatura e Bíblia. MetáforaResumo
Este ensaio discute a poética de Daniel Faria e sua inserção em uma tradição espiritual e bíblica. O núcleo temático das análises, formado pelos binômios “silêncio e palavra”, “veste e nudez”, é acompanhado da formulação de duas hipóteses de trabalho: a primeira afirma que o poema é um corpo intransponível, pois a singularidade expressiva da linguagem artística não se traduz completamente no campo conceitual de uma disciplina científica; a segunda hipótese propõe que essa irredutibilidade do poema a um campo conceitual se deve ao estatuto da metáfora (a polissemia de sentido).
Downloads
Referências
ALVES, Ida. A poesia de Daniel Faria: a claridade da morte. Via Atlântica, n. 11, p. 103- 115, 2007.
BELIN, Christian. O corpo pensante. Ensaio sobre a meditação cristã. Trad. Abner Chiquieri. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
BENTO, Santo. A regra de São Bento: latim-português. Trad. João Evangelista Enout. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Christi, 2017.
GARCIA, Mário. Daniel Faria, vinte anos após a sua morte. Ponto SJ – Portal dos Jesuítas em Portugal, 8 jul. 2019. Disponível em: https://pontosj.pt/especial/daniel-faria-vinte-anos-depois-da-sua-morte/ Acesso em 3 dez. 2019.
GILSON, Étienne. Introdução às artes do belo. O que é filosofar sobre a arte? Trad. Érico Nogueira. São Paulo: É Realizações, 2010.
MARITAIN, Jacques. Arte e poesia. Trad. Edgar de Godói da Mata-Machado. Rio de Janeiro: Agir, 1947.
PÉCORA, Alcir. Literatura como ato irredutível a conhecimento. Remate de Males, n. 34.2, p. 307-312, 2004.
PESSOA, Fernando. Mário de Sá-Carneiro (1890-1916). In: PESSOA, Fernando. Obra em prosa. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2005, p. 455-456.
RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Trad. Hilton Japiassu. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
STEINER, George. Presenças reais. Trad. Miguel Serras Pereira. 1. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.