Ensino de línguas e materiais didáticos

Da conceituação à produção e análise de um projeto autoral de livro digital de língua portuguesa

Autores

  • Rosivaldo Gomes Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Materiais didáticos. Ensino. Ensino de línguas. Projeto autoral didático. Livro digital.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar, na primeira parte, a partir de um estudo de caráter qualitativo-descritivo e bibliográfico, algumas definições sobre propostas de materiais didáticos voltados para o ensino de Língua Portuguesa. Em seguida, com base nas discussões teóricas levantadas, apresenta-se uma proposta de projeto autoral de material didático digital elaborado para a didática de ensino de leitura e de produção textual com o gênero notícia digital em uma pesquisa-ação. O material foi elaborado com base em algumas das definições descritas na primeira parte do artigo e nas noções de leitura e escrita como práticas sociais/de letramento e nas abordagens de competências e habilidades oferecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) em relação
aos objetos/eixos de ensino para Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá

Pós-doutor em Educação pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá. Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP). Prof. Adjunto de Língua Portuguesa do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLET). 

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus,1995.
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BAKHTIN, M. M Estética da criação verbal. Trad. de Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].
BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: HUCITEC, 2004 [1929].
BARROS-MENDES, A. N. N.; PADILHA, S. J. Metodologia de análise de livros didáticos de língua portuguesa: desafios e possibilidades. In: COSTA VAL, M. G., MARCUSCHI, V. B. Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: CEALE, Autêntica, 2005, p. 119-145.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Secretaria de Educação Básica. Brasília, MEC/SEB, 2018.
BRONCKART, J-P. Atividade de Linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-dicursivo. Trad. de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2.ed., 2. reimpr. São Paulo: EDUC, 1999.
BUNZEN, C. Dinâmicas discursivas na aula de português: os usos do livro didático e projeto didáticos autorais. 2009. 227 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
BUNZEN, C. Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2005.
BUNZEN, C. O antigo e o novo testamento: livro didático e apostila escolar”. Ao pé da Letra. V. 3. Recife. UFPE, 2001, p. 35 – 46.
BUNZEN, C.; ROJO, R.H.R. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: COSTA VAL, M. G., MARCUSCHI, V. B. (orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2005, p.73-117.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p.549-566, set./dez. 2004.
COPE, B. KALANTZIS. (Eds.) Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Routlege: London, 2000.
DE PIETRO, J.-F.; SCHNEUWLY, B. 2014. O modelo didático de gênero: um conceito da engenharia didática. In: E.L. NASCIMENTO (org.). Gêneros textuais: da didática de línguas aos objetos de ensino. Campinas, Pontes Editores, p. 51-81.
DOLZ, J. SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004, p.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Os gêneros escolares – Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, ANPED, n. 11, p. 5-16, mai/jun/jul/ago 1999.
FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de “desaprendizagem” – redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 45-63.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GONÇALVES, A. V.; FERRAZ, M. R. R. Ferramentas didáticas e ensino: da teoria à prática de sala de aula. In: NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 209-229
GUIMARÃES, A.M.M.; KERSCH, D.F. (org.). Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero na sala de aula de língua portuguesa. 1ª ed., Campinas: Mercado de Letras, vol. 1, 2012a.
GUIMARÃES, A.M.M.; KERSCH, D.F. A caminho da construção de projetos didáticos de gêneros. In: GUIMARÃES, A.M.M.; KERSCH, D.F. (org.). Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero na sala de aula de língua portuguesa. 1ª ed., Campinas, Mercado de Letras, vol. 1, 2012b p. 21-44.
GUIMARÃES, A.M.M.; KERSCH, D.F. E então... Caminhos da construção de projetos didáticos de gênero- da comunidade de indagação ao desenvolvimento de professoras(es) e das pesquisadoras. In: GUIMARÃES, A.M.M.; KERSCH, D.F (org.) Caminhos da construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. 1ª ed., Campinas, Mercado de Letras, vol. 3, 2015 p. 7-26.
GUIMARÃES, A.M.M.; KERSCH, D.F. Explorando os projetos didáticos de gênero como um caminho metodológico. In: GUIMARÃES, A.M.M.; KERSCH, D.F (org.). Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero no domínio do argumentar. 1ª ed., Campinas, Mercado de Letras, vol. 1, 2014, p. 17-38.
KALANTZIS, M.; COPE, B. Language Education and Multiliteracies. In: MAYAND, S.; HORNBERGER N. H. (Ed.). Encyclopedia of Language and Education. 2. ed. Vol. 1: Language Policy and Political Issues in Education, 2008. p. 195-211.
KLEIMAN, A. B.; CENICEROS, R. C.; TINOCO, G. A. Projetos de letramento no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 69-86.
LEURQUIN E. V. L. F. Gêneros orais em situação de ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira. In: GERHARDT, A. F. L. (Org.) Ensino-aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2013.
MACHADO, A. R.; CRISTÓVÃO, V. L. L. A Construção de Modelos Didáticos de Gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso – LemD – Tubarão, v.6, n.3, p. 547-573, set/dez. 2006.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p.199-226.
RABELLO, K. R. O uso de artigos midiáticos de divulgação científica em um Projeto Didático de Gênero: uma proposta para construção do aprendizado interdisciplinar em sala de aula.2014. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2014.
RAZZINI, M. O espelho da nação: a Antologia Nacional e o ensino de português e de literatura (1838-1971). Tese de doutorado. Campinas: Unicamp, 2001.
ROJO, R. H. R. Entre Plataformas, ODAs e Protótipos: Novos multiletramentos em tempos de WEB2. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, vol. 38, no. 1, jan-jul 2017b, pp. 5-25
ROJO, R. H. R. Fazer Linguística Aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.) Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 253-276.
ROJO, R. H. R. Materiais didáticos no ensino de línguas. In MOITA-LOPES, L. P. da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente – Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo, SP: Parábola Editorial/Cultura Inglesa, 2013. p. 163-195.
ROJO, R. H. R. Modelização didática e planejamento: duas práticas esquecidas do professor? In.: KLEIMAN, A. B. (org). A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001a, p. 120-148.
ROJO, R. H. R. Novos multiletramentos e protótipos de ensino: Por um Web-Currículo. In: Cordeiro, G. S.; Barros, E. M. D.; Gonçalves, A. V. (Orgs.). Letramentos, objetos e instrumentos de ensino: Gêneros textuais, sequências e gestos didáticos. Campinas, SP: Pontes, 2017a, pp. 189-216.
ROJO, R. O perfil do livro didático de língua portuguesa para o ensino fundamental (5ª a 8ª séries). In: ROJO, R.; BATISTA, A. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 69-99.
ROJO, R.; BATISTA, A. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
STREET, B. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Teleconferência Brasil sobre o letramento, outubro de 2003a.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
THIOLLENT, M. Metodologia de Pesquisa-ação. São Paulo: Saraiva, 2009.

Downloads

Publicado

2021-03-09

Como Citar

Gomes, R. (2021). Ensino de línguas e materiais didáticos: Da conceituação à produção e análise de um projeto autoral de livro digital de língua portuguesa. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(1), 1–25. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/13255

Edição

Seção

Outras Letras