Morfossintaxe verbal e nominal do Nheengatu do rio Solimões/AM

Autores

Palavras-chave:

Nheengatu. Tupi. Tipologia linguística. Morfossintaxe. Índios- -língua.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa do projeto Descrição e Documentação das Variedades do Nheengatu do Amazonas, financiado pelo CNPq (processo nº 4825555/2013-0) sobre as variedades dessa língua em três regiões do estado do Amazonas. O objetivo da pesquisa foi descrever o estado atual de uma língua natural em seus aspectos gramaticais nas regiões onde ela ainda é falada. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa é a da tipologia linguística para o estudo de línguas indígenas e da pesquisa etnográfica para línguas extremamente ameaçadas de extinção, como é o caso do Nheengatu, língua do tronco Tupi, pertencente à família Tupi-Guarani.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raynice Pereira Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professsora Associada I de Teoria e Análise Línguística na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas - UFAM/AM. Atua como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM nas áreas de análise, descrição e documentação das línguas indígenas no Amazonas e na área de Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas.

Downloads

Publicado

2020-04-23

Como Citar

Silva, R. P. (2020). Morfossintaxe verbal e nominal do Nheengatu do rio Solimões/AM. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 22(1), 1–16. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/12742

Edição

Seção

Dossiê - Morfologia