As gramáticas de referência e escolar, de Said Ali
Um estudo de caso sobre a gramaticografia brasileira do início do século XX
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a caracterização da gramaticografia brasileira do início do século XX. Nossa hipótese é que a gramática, nesse período, perde a centralidade nas discussões a respeito do Português que possuía até então e passa a ser um tipo de publicação de viés mais escolar. Nesse novo cenário, as discussões mais aprofundadas, dirigidas aos especialistas, aos pares, parecem se deslocar para as obras de caráter monográfico, que passam a ser cada vez mais publicadas. Para essa empreitada, realizamos um estudo pontual utilizando duas gramáticas de Said Ali, a Secundaria (1923) e a Historica (1931). Em termos teórico-metodológicos, utilizamos os pressupostos presentes em Swiggers (2004).
Palavras-chave: Historiografia linguística. Gramaticografia brasileira. Said Ali. Século XX. Epistemologia gramatical.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.