Paradigmas epistemológicos no ensino de língua
O que está subjacente às práticas pedagógicas
Palavras-chave:
Paradigmas epistemológicos. Atuação docente. Ensino de língua. Aprendizagem de língua. Teorias da aprendizagem.Resumo
Este artigo tem por objetivo descrever como os paradigmas epistemológicos estão implicados no ensino de língua. Trata-se de um estudo bibliográfico, pois traz uma revisão da literatura acerca dos paradigmas epistemológicos apriorista, empirista e interacionista, teorias da aprendizagem deles derivadas e sua implicação no ensino e aprendizagem de língua. Pressupõe-se que um número significante de educadores não está consciente da(s) epistemologia(s) subjacente(s) ao seu trabalho docente e o esclarecimento desses paradigmas pode contribuir para a construção da consciência crítica, para que a ação educativa seja sustentada por aportes teóricos consistentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.