O espaço e o tempo como marcas de alteridade em culturas infantis

Autores

  • Deise Arenhart Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Jader Jane Moreira Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da UFF.

Resumo

No presente trabalho buscamos analisar como crianças que vivem em contextos socioculturais e geográficos distintos são produzidas pelo espaço e como, em suas culturas de pares, expressam seus modos de relação com o espaço e o tempo. A pesquisa que dá base para este texto foi desenvolvida no município do Rio de Janeiro com dois grupos de crianças de 4 a 6 anos em instituições de educação infantil: um grupo de crianças moradoras em uma favela e outro oriundo da classe média alta. Com base em uma perspectiva etnográfica, os instrumentos metodológicos utilizados foram: observação e registro em diário de campo, entrevista, fotografia e trocas de fotografias. O texto destaca aspectos para compreender que a alteridade das culturas infantis também
passa por uma relação genuína com o tempo e o espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Arenhart, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Faculdade de Educação da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Jader Jane Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da UFF.

Doutor em Educação pela UFF. Professor dos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da UFF

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

Arenhart, D., & Lopes, J. J. M. (2016). O espaço e o tempo como marcas de alteridade em culturas infantis. Revista Trama Interdisciplinar, 7(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9770