O espaço e o tempo como marcas de alteridade em culturas infantis
Resumo
No presente trabalho buscamos analisar como crianças que vivem em contextos socioculturais e geográficos distintos são produzidas pelo espaço e como, em suas culturas de pares, expressam seus modos de relação com o espaço e o tempo. A pesquisa que dá base para este texto foi desenvolvida no município do Rio de Janeiro com dois grupos de crianças de 4 a 6 anos em instituições de educação infantil: um grupo de crianças moradoras em uma favela e outro oriundo da classe média alta. Com base em uma perspectiva etnográfica, os instrumentos metodológicos utilizados foram: observação e registro em diário de campo, entrevista, fotografia e trocas de fotografias. O texto destaca aspectos para compreender que a alteridade das culturas infantis tambémpassa por uma relação genuína com o tempo e o espaço.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-31
Como Citar
Arenhart, D., & Lopes, J. J. M. (2016). O espaço e o tempo como marcas de alteridade em culturas infantis. Revista Trama Interdisciplinar, 7(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9770
Edição
Seção
Dossiê
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.