Arte na educação infantil: pesquisa, experimentação e ampliação de repertórios

Autores

  • Rosvita Kolb-Bernardes Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Luciana Esmeralda Ostetto Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

Este artigo tem a intenção de compartilhar algumas reflexões sobre a arte na educação infantil, dialogando com pesquisas, experiências e preceitos legais que tematizam a questão. Busca tornar visíveis concepções e práticas pedagógicas que contribuam para alargar as oportunidades de acesso à produção artístico-cultural, promovendo a aproximação das crianças aos diferentes códigos estéticos, ampliando seus repertórios vivenciais e culturais. Para tanto, o texto propõe a discussão sobre a necessidade de um espaço específico para a arte em creches e pré-escolas: o ateliê. Um espaço-tempo que, intencionalmente organizado, encoraja crianças e adultos à experimentação e à exploração de diferentes materialidades, à invenção e à formulação de ideias e projetos, potencializados no diálogo com a arte.

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Biografia do Autor

Rosvita Kolb-Bernardes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora na Universidade do Estado de Minas
Gerais (UEMG)

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação pela Unicamp. Professora na Universidade Federal Fluminense (UFF)

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

Kolb-Bernardes, R., & Ostetto, L. E. (2016). Arte na educação infantil: pesquisa, experimentação e ampliação de repertórios. Revista Trama Interdisciplinar, 7(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9762