A ARTE DA EXPOSIÇÃO COMO LINGUAGEM PARA DELIMITAR FRONTEIRAS ENTRE ARTE ERUDITA E ARTE POPULAR E ARTESANATO. LITURGIAS CONTEMPORÂNEAS NO MUSEU CASA DO PONTAL: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Inicialmente, procurou-se traçar um breve panorama sobre as principais diferenças entre as tipologias de design de exposição dos séculos XIX, XX e XXI, ressaltando o modo como cada qual espelhava, ao mesmo tempo em que contribuía, os delineamentos do discurso da instituição de arte de seu contexto. A partir disso,
propôs-se uma análise do projeto expográfico de Liturgias Contemporâneas, realizado em 2012 na GVB Galeria de Arte do Museu Casa do Pontal (RJ), com o intuito de jogar luz sobre as linhas que tecem as separações de fronteiras entre arte erudita, arte popular e artesanato, e sobre a possibilidade de influência da forma de expor para habilitar ou não um objeto a fazer travessias entre estes campos fortemente demarcados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.