A ARTE DA EXPOSIÇÃO COMO LINGUAGEM PARA DELIMITAR FRONTEIRAS ENTRE ARTE ERUDITA E ARTE POPULAR E ARTESANATO. LITURGIAS CONTEMPORÂNEAS NO MUSEU CASA DO PONTAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Roberta Barros Carvalho Professora na Universidade Cândido Mendes (Ucam).

Resumo

Inicialmente, procurou-se traçar um breve panorama sobre as principais diferenças entre as tipologias de design de exposição dos séculos XIX, XX e XXI, ressaltando o modo como cada qual espelhava, ao mesmo tempo em que contribuía, os delineamentos do discurso da instituição de arte de seu contexto. A partir disso,
propôs-se uma análise do projeto expográfico de Liturgias Contemporâneas, realizado em 2012 na GVB Galeria de Arte do Museu Casa do Pontal (RJ), com o intuito de jogar luz sobre as linhas que tecem as separações de fronteiras entre arte erudita, arte popular e artesanato, e sobre a possibilidade de influência da forma de expor para habilitar ou não um objeto a fazer travessias entre estes campos fortemente demarcados.

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Biografia do Autor

Roberta Barros Carvalho, Professora na Universidade Cândido Mendes (Ucam).

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2016-06-24

Como Citar

Carvalho, R. B. (2016). A ARTE DA EXPOSIÇÃO COMO LINGUAGEM PARA DELIMITAR FRONTEIRAS ENTRE ARTE ERUDITA E ARTE POPULAR E ARTESANATO. LITURGIAS CONTEMPORÂNEAS NO MUSEU CASA DO PONTAL: UM ESTUDO DE CASO. Revista Trama Interdisciplinar, 7(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9336

Edição

Seção

Experimentos sobre como podemos “ver” arte popular e artesanato