DESIGN: ARTESANATO, RESSIGNIFICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Fabio Pezzi Parode Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
  • Ione Ghislene Bentz Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos.
  • Maximiliamo Oscar Zapata

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a relação entre design e artesanato, assim como, no horizonte ontológico, a relação entre design e arte, articulados esses termos pela sustentabilidade e pela inovação. Como desdobramento, buscou-se apoio nas teses de Manzini e nas formulações do design estratégico, como forma de delinear o enquadramento teórico e de qualificar as reflexões sobre os artefatos de design. Para materializar, mesmo que parcialmente, os termos em estudo, escolheu-se o projeto desenvolvido por artesãos e designers intitulado “Bichos do Mar de Dentro”. A interpretação desses artefatos obedece aos vetores interpretativos propostos por Guattari em suas três ecologias: o meio ambiente, as relações sociais e a subjetividade humana, e está organizada nas articulações semânticas simbolização, pluralidade, hedonismo, testemunho e estética. As considerações sobre design e artesanato servem para corroborar a existência de um conceito de consumo diferenciado e de cultura da sustentabilidade que passam pela produção artesanal associada ao design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Pezzi Parode, Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Doutor em Estética pela Universidade de Paris 1 – Panthéon Sorbonne

Ione Ghislene Bentz, Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos.

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP).

Maximiliamo Oscar Zapata

Estudante de Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Parode, F. P., Bentz, I. G., & Zapata, M. O. (2016). DESIGN: ARTESANATO, RESSIGNIFICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. Revista Trama Interdisciplinar, 7(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9328

Edição

Seção

Saberes e ofícios sustentáveis para a vida das mulheres