A interdisciplinaridade possível: pistas a partir da arte contemporânea
Resumo
Refletindo sobre a atuação do docente do ensino superior que leciona conteúdos das artes nos cursos de Pedagogia, este artigo aponta para a necessidade, por parte desse profissional, do reconhecimento das interseções entre materiais e mídias, bem como de procedimentos para a criação, entre as diferentes linguagens e/ou formas artísticas, tomando a arte contemporânea como campo privilegiado para um tal exercício. A partir dessa proposição, analisam-se as possibilidades do recurso consciente à citada interseção como dispositivo para a formação estética do futuro pedagogo, afirmando-a, em detrimento da abordagem estanque às chamadas ”quatro linguagens”. Com isso, considerando as contingências do processo formativo e do exercício profissional do docente da educação infantil no que refere às artes e auxiliado pela obra de John Matthews (2003), o texto exemplifica situações que, em sala de aula, podem positivar tais interseções sem conduzir o docente à prática da polivalência ou requisitar a presença de um segundo profissional, imperiosa para caracterizar a interdisciplinaridade. Aproxima-se, assim, do que nomeia como a interdisciplinaridade possível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.