A interdisciplinaridade possível: pistas a partir da arte contemporânea

Autores

  • Thaise Luciane Nardim Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

Refletindo sobre a atuação do docente do ensino superior que leciona conteúdos das artes nos cursos de Pedagogia, este artigo aponta para a necessidade, por parte desse profissional, do reconhecimento das interseções entre materiais e mídias, bem como de procedimentos para a criação, entre as diferentes linguagens e/ou formas artísticas, tomando a arte contemporânea como campo privilegiado para um tal exercício. A partir dessa proposição, analisam-se as possibilidades do recurso consciente à citada interseção como dispositivo para a formação estética do futuro pedagogo, afirmando-a, em detrimento da abordagem estanque às chamadas ”quatro linguagens”. Com isso, considerando as contingências do processo formativo e do exercício profissional do docente da educação infantil no que refere às artes e auxiliado pela obra de John Matthews (2003), o texto exemplifica situações que, em sala de aula, podem positivar tais interseções sem conduzir o docente à prática da polivalência ou requisitar a presença de um segundo profissional, imperiosa para caracterizar a interdisciplinaridade. Aproxima-se, assim, do que nomeia como a interdisciplinaridade possível.

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

Nardim, T. L. (2016). A interdisciplinaridade possível: pistas a partir da arte contemporânea. Revista Trama Interdisciplinar, 6(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/8347

Edição

Seção

Dossiê