O artista contemporâneo: seu discurso, seu corpo

Autores

  • Daniela Figueiredo Canguçu Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

contemporary art, conceptual art, psychoanalysis, body, speech.

Resumo

O presente artigo se debruçará sobre a produção do artista contemporâneo, marcada, essencialmente, pela mutação que o campo das artes sofreu nos últimos séculos. Das obras às proposições, o discurso e o corpo ganham relevo na contemporaneidade. O debate que propomos nas páginas seguintes – conduzido, de modo prioritário, pela reflexão dos próprios artistas – será realizado a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Nas incursões teóricas que buscam intercambiamentos entre a arte e a psicanálise, deserta-se a interpretação das obras para legitimar as construções dos próprios artistas, valendo-se, sobretudo, da dimensão de ato, tão patente na cena contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Figueiredo Canguçu, Universidade de São Paulo

Terapeuta ocupacional e psicanalista, mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, professora do curso de Expansão Cultural: “Introdução à clínica e à teoria das psicoses: uma abordagem psicanalítica”, do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Downloads

Publicado

2014-02-26

Como Citar

Canguçu, D. F. (2014). O artista contemporâneo: seu discurso, seu corpo. Revista Trama Interdisciplinar, 5(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/6726

Edição

Seção

Dossiê