Violência simbólica contra educandos transmitida historicamente pela cultura dominante

Autores

  • Francisco de Paiva Lima Neto Secretaria Municipal de Educação de Araraquara
  • Andreza Marques de Castro Leão Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-campus Araraquara)

Palavras-chave:

violência simbólica, ideologia, escola, relação de poder, cultura autoritária.

Resumo

O intuito do presente estudo é realizar uma análise reflexiva da violência simbólica à luz do caso específico da ideologia. Para sua realização, tivemos como ponto de partida a observação participante em salas de aula do Ensino Fundamental. Nesse processo, selecionamos dois casos (dos muitos observados) que se tornaram emblemáticos na produção deste trabalho, os quais traziam elementos evidentes da violência simbólica sofrida pelos alunos. A escola é parte de um sistema social e ideológico construído historicamente e, em seu espaço, há muitos casos de alunos vítimas dessa violência, o que desvela a necessidade de este assunto receber a atenção devida. Vale lembrar que é preciso entender aspectos mais profundos da violência praticada de maneira simbólica que gera uma cultura violenta que camufla a ideologia que está por trás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Paiva Lima Neto, Secretaria Municipal de Educação de Araraquara

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-campus Araraquara). Professor de História da rede pública estadual e municipal de Araraquara. Gerente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Araraquara.

Andreza Marques de Castro Leão, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-campus Araraquara)

Doutora em Educação Escolar com Pós-Doutorado em Sexologia e Educação Sexual pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (campus Araraquara). Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-campus Araraquara).

 

Downloads

Publicado

2013-11-18

Como Citar

Neto, F. de P. L., & Leão, A. M. de C. (2013). Violência simbólica contra educandos transmitida historicamente pela cultura dominante. Revista Trama Interdisciplinar, 4(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/6407

Edição

Seção

Artigos