Inocência: vestígios de violência na literatura colonial

Autores

  • Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Palavras-chave:

violência, mulher, literatura colonial, patriarcalismo, relações de gênero.

Resumo

O artigo tem por objetivo a investigação acerca da violência na literatura na obra Inocência, do escritor Visconde de Taunay. Na análise, foram importantes os conceitos relacionados à violência de gênero para entender a construção dos estatutos e poderes de gênero. Também se analisa, no romance, como as representações de gênero podem impor modelos identitários, incluindo a masculinidade associada à força e a defesa da honra por meio da violência e a feminilidade ligada à maternidade, bondade, resignação, submissão e passividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

 Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Professora Associada na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Departamento de Letras e no Mestrado em Letras.

Downloads

Publicado

2013-11-18

Como Citar

Teixeira, N. C. R. B. (2013). Inocência: vestígios de violência na literatura colonial. Revista Trama Interdisciplinar, 4(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/6406

Edição

Seção

Artigos