Reflexões sobre a violência como espetáculo de si

Autores

  • Eduardo Marks de Marques Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Palavras-chave:

violência, mediação, ideologia, pessoas de bem, voyeurismo.

Resumo

Quando se pensa em violência, a associação imediata é aquela com atos de brutalidade física ou mental, no entanto, há diversas outras práticas ideológicas que também podem ser consideradas violentas. A própria imposição de uma posição subjetiva ideológica pode ser vista como um ato de violência. O artigo, uma tentativa de reflexão subjetiva e pouco acadêmica, busca relacionar uma ideia mais ampla de violência, definida a partir da relação do ato com a sua mediação e transformação em espetáculo com a audiência que se constrói a partir da relação com essa mediação focando, principalmente, na figura da pessoa de bem como espectador-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Marks de Marques, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Licenciado em Letras – Português e Inglês – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Letras – Inglês e Literatura Correspondente – pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ph.D. em Australian Literature and Cultural History pela University of Queensland (Austrália). Professor de literaturas de língua inglesa na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pós-doutorando em teoria literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2013-11-18

Como Citar

Marques, E. M. de. (2013). Reflexões sobre a violência como espetáculo de si. Revista Trama Interdisciplinar, 4(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/6399

Edição

Seção

Dossiê