Novos olhares no ensino da cultura africana em sala de aula

Autores

  • Vanessa Fritzen Fritzen Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI –campus Frederico Westphalen).

Palavras-chave:

Lei n. 10.639, evolução da história africana, tipos de paisagens, paisagens africanas, ensino-aprendizagem.

Resumo

Após inúmeras reivindicações por igualdade de direitos, por parte de entidades ligadas à causa negra, e a posterior criação de uma lei que visa à implantação da história e da cultura africanas no currículo escolar, é notável a falta de capacitação de professores, os quais ainda “entendem” e “ensinam” a África como um continente caracterizado por escravidão, miséria, fome e áreas desérticas, bem como por um povo desprovido de tradições. Dessa forma, este artigo apresenta um estudo que tem por objetivo propor uma nova visão do continente africano, sua história, tradições e valores culturais, a partir da percepção de paisagens – culturais, humanas e naturais – que sofreram transformações ao longo do tempo. Primeiramente, serão expostas algumas considerações acerca da Lei n. 10.639, que determina o ensino da história e da cultura afro-brasileira na rede escolar. Segue-se com uma visão abrangente dos vários conceitos de paisagem, realizada com base em estudos de Milton Santos e Ozíris Borges Filho. Por fim, paisagens – em transformação – serão expostas e analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Fritzen Fritzen, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI –campus Frederico Westphalen).

Mestranda em Letras (Literatura Comparada) e graduada em Letras/Inglês pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI –

campus Frederico Westphalen).

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Fritzen, V. F. (2013). Novos olhares no ensino da cultura africana em sala de aula. Revista Trama Interdisciplinar, 3(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5425

Edição

Seção

Artigos