O artista professor na Faculdade de Arte

Autores

  • Tereza Almeida Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal).

Palavras-chave:

artista plástico, ensino universitário, vidro artístico, vidro luminescente, o ensino do vidro.

Resumo

No Ensino Universitário de uma Faculdade de Artes fará sentido o ensino das artes ser lecionado por artistas? Deverá um professor de artes ser mais que um simples professor, ser também artista plástico, produtor de obras de arte na área em que se encontra a lecionar? Qual a relevância do artista plástico no ensino universitário e que papel desempenha? Estas são algumas das questões a que se aspira dar resposta no artigo que aqui se apresenta: a importância do artista plástico na Universidade de Arte. Este artigo pretende apresentar uma abordagem mais direcionada para a arte em vidro, material com o qual trabalho na minha atividade artística, utilizado na realização de obras de arte. Primeiramente, será realizada uma contextualização histórica do surgimento do ensino do vidro na universidade e o papel que ele representa nos dias atuais e artistas professores que desenvolvem trabalho nessa área. Em paralelo, será apresentado o trabalho artístico que desenvolvo com os vidros luminescentes e de dois trabalhos da minha autoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Almeida, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal).

Professora auxiliar convidada da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal). Investigadora no 12ADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUP e na Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes (VICARTE).

Downloads

Publicado

2013-04-10

Como Citar

Almeida, T. (2013). O artista professor na Faculdade de Arte. Revista Trama Interdisciplinar, 3(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5417

Edição

Seção

Dossiê