Criatividade, Educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso

Autores

  • Fernando Cardoso de Sousa
  • Ana Bela Mendes
  • Ileana Pardal Monteiro

Palavras-chave:

criatividade, ensino criativo, ensino artístico, resolução de problemas em grupo, ensino colaborativo.

Resumo

O presente artigo destina-se a apresentar um estudo de caso em educação artística, em que se utilizou uma metodologia específica de resolução de problemas em grupo. Assumindo que a criatividade não pode ser ensinada, mas apenas “facilitada”, e que é possível colocar artistas a construir um projecto único, os autores facilitaram um processo que conduziu ao desenvolvimento de um projecto pelos 23 alunos do mestrado em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, utilizando uma metodologia de resolução criativa de problemas. O resultado veio comprovar o desafio lançado, tendo sido elaborado um único projecto que obteve a classificação máxima na disciplina considerada. A visão do professor como facilitador de processos, acompanhada pela aplicação de metodologias adequadas, parece poder aplicar-se a um maior leque de disciplinas ligadas à arte, usando linguagens musicais, coreográficas ou poéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-28

Como Citar

de Sousa, F. C., Mendes, A. B., & Monteiro, I. P. (2012). Criatividade, Educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso. Revista Trama Interdisciplinar, 3(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5002

Edição

Seção

Dossiê