Saber matemática para ensinar: o que revelam os alunos do curso de pedagogia?
Palavras-chave:
formação de professores, aprendizagem da docência, ensino-aprendizagem de matemática, ensino fundamental, conhecimento matemáticoResumo
O conhecimento matemático de alunos do curso de Pedagogia está em foco neste artigo, que tem como base uma investigação que as autoras vêm empreendendo, ao longo dos últimos anos, com o objetivo de relacionar as aprendizagens ocorridas durante o curso com o desenvolvimento do currículo nos anos iniciais do ensino fundamental. Esse conhecimento é revelado no decorrer de uma atividade proposta no âmbito de uma disciplina do curso que visa capacitar os futuros professores a avaliar a aprendizagem de seus alunos de forma sistemática, assumindo diversos papéis. Os dados foram coletados nos registros dos alunos e em suas manifestações verbais durante o período dedicado a essa atividade, caso em que são anotadas no diário de campo das pesquisadoras. Os dados revelam que o conhecimento matemático dos alunos da Pedagogia e a relação deles com a matemática podem dificultar o ensino dos conteúdos desse componente curricular de forma a atender às exigências da contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.