Saber matemática para ensinar: o que revelam os alunos do curso de pedagogia?

Autores

  • Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
  • Maria da Graça Nicoleti Mizukami Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Palavras-chave:

formação de professores, aprendizagem da docência, ensino-aprendizagem de matemática, ensino fundamental, conhecimento matemático

Resumo

O conhecimento matemático de alunos do curso de Pedagogia está em foco neste artigo, que tem como base uma investigação que as autoras vêm empreendendo, ao longo dos últimos anos, com o objetivo de relacionar as aprendizagens ocorridas durante o curso com o desenvolvimento do currículo nos anos iniciais do ensino fundamental. Esse conhecimento é revelado no decorrer de uma atividade proposta no âmbito de uma disciplina do curso que visa capacitar os futuros professores a avaliar a aprendizagem de seus alunos de forma sistemática, assumindo diversos papéis. Os dados foram coletados nos registros dos alunos e em suas manifestações verbais durante o período dedicado a essa atividade, caso em que são anotadas no diário de campo das pesquisadoras. Os dados revelam que o conhecimento matemático dos alunos da Pedagogia e a relação deles com a matemática podem dificultar o ensino dos conteúdos desse componente curricular de forma a atender às exigências da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora na UFSCar e na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Maria da Graça Nicoleti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Pós-doutora pela Santa Clara University (Califórnia), doutora em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestra em Educação pela mesma instituição. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2012-05-28

Como Citar

Tancredi, R. M. S. P., & Mizukami, M. da G. N. (2012). Saber matemática para ensinar: o que revelam os alunos do curso de pedagogia?. Revista Trama Interdisciplinar, 2(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/4424

Edição

Seção

Dossiê