Para além do uso do cinema na educação: relato de metodologia de trabalho interdisciplinar com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo trata da importância do uso do cinema no ensino e do desenvolvimento de metodologias que unam efetivamente teoria e prática na formação crítica dos alunos em relação à imagem, tão negligenciada na educação por conta de uma supervalorização das letras. Apresentamos um método de trabalho interdisciplinar pensando na educação com, para e sobre o cinema. A metodologia de trabalho foi sendo construída à medida que o projeto se realizava, a partir do feedback dos alunos e tendo como base as necessidades manifestas dos adolescentes. Concluímos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não fornecem nenhuma base sólida para o uso do cinema em sala de aula e que a educação pelo cinema é um referencial fortíssimo para a formação crítica de nossos cidadãos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-21
Como Citar
Bettoni, R. (2011). Para além do uso do cinema na educação: relato de metodologia de trabalho interdisciplinar com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Revista Trama Interdisciplinar, 2(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/3974
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.