Estudos da Presença: itinerários interdisciplinares para a pesquisa nas artes do espetáculo
Resumo
Este texto apresenta os Estudos da Presença como possibilidade de pensar itinerários interdisciplinares para a pesquisa do espetáculo e da espetacularidade. Delimita-se um conceito provisório para os Estudos da Presença e, a partir dele, discute-se sua ligação com a ideia de presença da antropologia teatral e com os aspectos interdisciplinares da etnocenologia. Para demonstrar a necessária vontade de burlar os significados, este texto traz os conceitos de
cultura do significado e cultura da presença de Gumbrecht, problematizando a legitimação da interpretação como vontade de verdade da cultura ocidental contemporânea. Assim, discute-se o caráter interdisciplinar como um itinerário possível para repensar o estatuto da verdade, a partir de Foucault, na pesquisa sobre o espetáculo, e o espetacular e a possibilidade, para o pesquisador, de se pensar diferente do que se pensava.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.