A bioética principialista e as suas contribuições para a educação
Principlist bioethics and contributions to education
Palavras-chave:
Bioética, Educação, Principialismo, Valores, PrincípiosResumo
Este artigo pretende alertar para a importância da bioética no contexto educacional e especificamente reforçar a sua relevância na educação em valores. Para proceder a esta análise, recorre-se à teoria principialista, a primeira e mais influente corrente da bioética, apresentada pelo filósofo Tom Beauchamp e pelo teólogo James Childress, na obra Principles of Biomedical Ethics, publicada pela primeira vez em 1979. O principialismo, tal como é frequentemente designada esta teoria, ficou globalmente conhecido por defender quatro princípios éticos na resolução de dilemas práticos no domínio da biomedicina, a saber, respeito pela autonomia, não-maleficência, beneficência e justiça. A influência destes quatro princípios na ética clínica e na relação entre profissionais de saúde e doente é inegável e a sua aplicação está patente em várias declarações internacionais e códigos de ética profissional. Considerando o impacto que estes princípios tiveram na problematização das questões bioéticas, procura-se explorar possíveis formas de incorporar o principialismo na Educação, na relação entre professor e aluno. Para tal, são analisadas duas propostas em que o principialismo pode ter lugar: primeiro, na análise de casos no contexto pedagógico e em sala de aula e, segundo, como suporte teórico na elaboração de um Código de Ética Docente, o qual expresse os valores por que se rege a profissão de professor nas suas interações com os seus estudantes.
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