Interversidades axiológicas e formação de individualidades comunitárias: algumas estratégias de educação social para o desenvolvimento em Africa

Axiological interversity and the formation of community individualities: some strategies of social education for life quality improving in Africa

Autores

  • Fernando Chongo Universidade Pungue

Palavras-chave:

Interversidade, individualidades comunitárias, educação social

Resumo

Interversidades axiológicas e formação de individualidades comunitárias: algumas estratégias de educação social para o desenvolvimento em Africa

Downloads

Referências

AMADO, João. (Coordenação). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. 2ª ed. Coimbra: Coimbra University Press. 2014.

CASTIANO, José P. O Currículo Local como Espaço Social de Coexistência de Discursos: Estudo de Caso nos Distritos de Barué, de Sussundenga e da Cidade de Chimoio. Revista E-Curriculum. São Paulo, v.1, nº 1, p. 1-33. 2006.

CASTIANO, José. Do espirito da tradição ao espirito de reconciliação. Maputo:

Publifix. 2021.

CASTIANO, José. O inter-munthu: o sujeito da reconciliação. Beira: Fundza. 2023.

CHIMBUTANE, Feliciano. (2011). Rethinking Bilingual Education in Postcolonial Contexts. University of Pennsylvania, New York, NY.

COOK, V. (2001). Second language learning and language teaching. (3ª. ed.). London: Arnold.

CHONGO, Fernando. Auto-avaliação institucional e desempenho pedagógico dos docentes no ensino superior em Moçambique: estudo de caso. Tese de doutoramento. Nampula: Universidade Católica de Moçambique. 2019.

CHONGO, Fernando., SAVAIO, Severino & ZACARIAS, Álvaro. Integração local da universidade e activismo no desenvolvimento comunitário: análise das percepções dos gestores do Município de Gondola. In NHALEVILO, Emília., RASO, Edson., JOÃO, Afonso & MUZIME, Félix. Universidade crescendo com a comunidade. Maputo: Edi-Line Editores Lda. p. 27-44. 2023.

CRYSTAL, David. (2003). English as a global language. (2ª. ed.). New York, NY: Cambridge University press. Recuperado em www.loc.gov/catdir/samples/.../2003282119.pdf

DIAS, Heldizina. (2002). As desigualdades Sociolinguísticas e o Fracasso Escolar: Em direcção a uma prática linguístico-libertadora. Maputo, Moçambique: Promédia.

DIAS, Heldizina. (2012). Desafios da Universidade Moçambicana no século XXI. Revista Cientifica da Universidade Eduardo Mondlane, Serie: Ciências da Educação. 1, 60-74.

GENÇ, Bilal & BADA, Erdogan. (2010). English as a world Language in Academic Writing. Turkey: The reading matrix, 10, 02, 142-151. Recuperado em www.readingmatrix.com/.../sept_2010/bilal_genc.pdf.

FANG, Fan. (2010). A Discussion on developing students´ communicative competence in College English Teaching in China. Journal of Language Teaching and Research,vol 1, n 2, 111-116. 2010.

FIRMINO, Gregório. A “questão linguística” na África pós-colonial: o caso do português e das línguas autóctones em Moçambique. Maputo, Moçambique: Editora textos. 2005.

FLICK, Uwe. Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor. 2002.

GIDDENS, Antony. O mundo na Era da Globalização. (8ª. ed.). Lisboa, Portugalː Editora Presença. 2012.

JAFFE, Sam. No pardon for poor English in Science: Written and spoken are critical to careers. Philadelphia: The scientistic inc. 2003. Disponível em https://getinfo.de/...Pardon-For-Poor-English-in-Science

LAMBERT, Mike. Pratical research Methods in Education: An early researcher’s critical guide. London: Routledge. 2019.

MACAMO, Elísio. Sociologia prática: como os sociólogos pensam o desenvolvimento. Maputo: Imprensa Universitária. 2022.

MARSHAL, Stephanie. & PENNINGTON, Gus. Teaching Excellence as a vehicle for cereer pregression. In Fry, H.; Ketteridge, S.; & Marshall, S. A handbook for Learning and Teaching in Higher Education: Enhancing Academic Practice. 3rd Edition. New York, NY: Routledge. 2009. Recuperado em http://biblioteca.ucv.cl/site/colecciones/manuales_u/A%20Handbook%20for%20Teaching%20and%20Learning%20in%20Higher%20Education%20Enhancing%20academic%20and%20Practice.pdf.

MAZULA, Brazão. Ética, educação e Criação de Riqueza: uma reflexão epistemológica. Maputo: Imprensa universitária, 2005.

MAZULA, Brazão. (2015). A Universidade na Lupa de Três Olhos: Ética, Investigação e Paz. Maputo, Moçambique: Imprensa Universitária.

NEGASH, Nigussie. (2011). English in Africa: An impediment or a contributor to development? Recuperado em https://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/Z413%20EDB%20Section08.pdf.

NETO, João. Pedagogia social: a formação do educador social e seu campo de actuação. Cadernos de pesquisa em educação PPGE-UFES. Vitória, v. 16, n. 32. P. 29-64. 2010.

NGOENHA, Severino. Estatuto e axiologia da educação: o paradigmático questionamento da Missão Suíça. Maputo: Livraria Universitária. 2000.

NGOENHA, Severino & CASTIANO, José. Pensamento Engajado: ensaios sobre

filosofia africana, educação e cultura política. Maputo: Editora Educar. 2011.

NGOENHA, Severino. Os tempos africanos do Mundo. Maputo: Publifix. 2021.

NHALEVILO, Emília. Refletindo a história da integração do conhecimento local na escola: procurando caminhos de legitimação. Kwanissa, São Luís, n 2, p. 5-20. 2018.

NHALEVILO, Emília. Da universidade à interversidade: alguns pilares para acção na construção da excelência e inclusão. In Nhalevilo, Emília., RASO, Edson & MADACUSSENGUA, Obete. Desafios e possibilidades para o alcance de uma universidade de excelência. Maputo: Edi-Line Editores, Lda. p. 71-88. 2021.

NOA, Francisco. & D’ALVA, Elizete. Cooperação entre as Instituições Moçambicanas de Ensino Superior. Em A. Barbosa., J. Alves., M. Ibraimo. & M. Laita. (2016). Desafios da Educação: Ensino Superior. Nampula, Moçambique: Década das Palavras. 2016.

Pimenta, Selma. & Almeida, Maria. (Organizadoras). Pedagogia Universitária: Caminhos para a Formação de Professores. São Paulo, Brasil: Cortez Editora. 2011.

PACHECO, José. Discursos e lugares das competências em contextos de educação e formação. Porto: Porto Editora. 2011.

PLONSKI, Patrick. Why are more African countries adopting English as an official language? African Studies Association Annual Conference. pp. 1-26. 2013. Recuperado em www.booksforafrica.org/.../2013-ASA-Conference.

RICHARDS, Jack. Curriculum Development in Language Teaching. USA. New York, NY: Cambridge University Press. 2001.

ROLDÃO, Maria. Profissionalidade docente e Qualidade de Ensino: Especificidades do Ensino Superior. Em Barbosa, A., J. Alves., M. Ibraimo. & M. Laita. (Orgs.). Desafios da Educação: Ensino Superior. Nampula, Moçambique: Década da Palavra. p. 183-202. 2016.

SANTOS, Karine & PAULA, Ercília. A teoria de Paulo Freire como fundamento da

Pedagogia Social. Revista Interfaces Científicas: Educação. Aracaju. V. 3. N. 1. p. 33-44. 2014.

SAPATO, Rafael. A Formação Humana na Universidade na Perspectiva da Universidade Católica de Moçambique. Em Barbosa, Adérito., Alves, José., Ibraimo, Mohamed. & Laita, Martins. (Orgs.). Desafios da Educação: Ensino Superior. Nampula, Moçambique: Década da Palvra. pp. 15-30. 2016.

TAIMO, Jamisse. Contributo da Universidade Púnguè na promoção de uma gestão comunitária sustentável dos seus recursos naturais. In NHALEVILO, Emília., RASO, Edson., JOÃO, Afonso & MUZIME, Félix. Universidade crescendo com a comunidade. Maputo: Edi-Line Editores Lda. p. 13-26. 2023.

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Chongo, F. (2025). Interversidades axiológicas e formação de individualidades comunitárias: algumas estratégias de educação social para o desenvolvimento em Africa : Axiological interversity and the formation of community individualities: some strategies of social education for life quality improving in Africa. Revista Trama Interdisciplinar, 15(2), 69–81. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/17123