O modelo educacional de John Locke

Moral, utilitarista e empírico

Autores

  • Vinicius Couto Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Educação, John Locke, História da educação

Resumo

John Locke (1632-1704) foi um pensador britânico envolvido com temas múltiplos, perpassando a filosofia, política, economia, tolerância religiosa, teologia, medicina e até mesmo a educação. Apesar da variedade de assuntos presentes em suas intelecções, o presente artigo pretende abordar o pensamento lockeano no que tange às suas abordagens educacionais na Europa setecentista. Para tanto, este ensaio analisa, a partir de uma perspectiva da história da educação, as contribuições descritas em sua obra Alguns pensamentos sobre a educação, publicada em 1693, tendo em vista o modelo proposto por ele em seu contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATISTA, Gustavo Araújo. Uma abordagem sobre o pensamento educacional e pedagógico de John Locke. 2003. Dissertação. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia: Minas Gerais, 2003.

BROGAN, A. P. John Locke and Utilitarianism. Ethics, v. 69, n. 2, p. 79-93, jan. 1959.

COUTO, Vinicius. O capitalismo emergente neerlandês e o contexto socioeconômico dos Países Baixos, (1515-1648). In: ________. “Não somos daqueles que dominam a fé dos outros”: tolerância, irenismo e liberdade de consciência em Jacó Armínio. 2022. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo: UMESP, 2022, p. 88-103.

COUTO, Vinicius. Petrus Ramus: um propositor de mudanças de paradigmas na educação, um contribuinte da virada instrucional moderna. In: COUTO, Vinicius. (Org.). (In)tolerâncias religiosas nos Países Baixos: uma história das reformas religiosas ocorridas antes e durante a Era Dourada (1515-1648). São Paulo: Reflexão, 2021, p. 647-668.

DE PLEIJT, Alexandra M.; VAN ZANDEN, Jan Luiten. Two Worlds of Female Labour: Gender Wage Inequality in Western Europe, 1300-1800. EHES Working Papers in Economic History, v. 138, n. 1, p. 1-40, out. 2018.

EBY, Frederick. História da Educação Moderna: teoria, organização e práticas educacionais. [trad. Maria Angela Vinagre de Almeida, Nelly Aleotti Maia e Malvina Cohen Zaide]. Porto Alegre: Globo, 1976.

GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes. John Locke: por uma educação liberal. Revista HISTEDBR, Campinas, v.12, n. 47, p. 363-377, set. 2012.

HUISMAN, D. Dicionário de Obras Filosóficas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LAGO, Clenio. A atualidade da educação na perspectiva de John Locke. EFDeportes, Buenos Aires, v. 16, n. 156, p. 1-14, mai. 2011.

LAGO, Clenio. Locke e a educação. Chapecó: Argos, 2002.

LENNON, Thomas M. Descartes's legacy in the seventeenth century: Problems and polemic. In: BROUGHTON, Janet; CARRIERO, John Peter (Eds.). A Companion to Descartes. Blackwell Companions to Philosophy. Malden: Willey-Blackwell, 2011, p. 467-481.

LOCKE, John. Alguns pensamentos sobre a educação. [trad. Madalena Requixa]. Lisboa: Edições 70, 2019.

LOCKE, John. Draft of a Representation Containing a Scheme of Methods for the Employment of the Poor. Proposed by Mr Locke, the 26th October 1697. In: LOCKE, John. Political Writings. [editor: David Wooton]. Indianapolis / Cambridge: Hackett Publishing Company, 2003, p. 446-461.

LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. [trad. Anoar Aiex]. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

LOCKE, John. Of the conduct of the understanding: Edited with General Introduction, Historical and Philosophical Notes and Critical Apparatus by Paul Schuurman. [editor: Paul Schuurman]. Keele, UK: University of Keele, 2000.

LOCKE, John. Some thoughts concerning education. 5ª ed. London: A. and F. Churchill, 1705.

MARTINS, Carlos Estevam; MONTEIRO, João Paulo. Vida e obra. In: LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. [trad. Anoar Aiex]. São Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 5-17.

NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do. Método e educação em John Locke. Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación, v. 5, n. 9, p. 95-107, 2018.

SCHUURMAN, Paul. General Introduction. In: LOCKE, John. Of the conduct of the understanding: Edited with General Introduction, Historical and Philosophical Notes and Critical Apparatus by Paul Schuurman. [editor: Paul Schuurman]. Keele, UK: University of Keele, 2000, p. 15-126.

SCHUURMAN, Paul. Locke’s way of ideas as context for his theory of education in “Of the conduct of the understanding”. In.: ANSTEY, P. (ed.). John Locke critical assessments of leading philosophers, vol. 4. London: Routledge, 2006, p. 404-419.

SLACK, Paul. The English Poor Law, 1531–1782. London: Macmillan, 1990.

SPELLMAN, W. M. Locke and the latitudinarian perspective on original sin. Revue Internationale de Philosophie, v. 42, n. 165, p. 215-228, 1988.

TERUYA, Teresa Kazuko; LUZ, Márcia Gomes Eleutério da. Pensamento de John Locke sobre a educação. Revista Educere Et Educare, v. 15, n. 34, p. 1-18, jan./mar. 2020.

VERHEGGEN, Evelyne. Religieuze kunst als verzet en troost in de Tachtigjarige Oorlog: Een portret van de Utrechtse patriciërsfamilie Van Haeften. Volkskunde: Tijdschrift over de cultuur van het dageliks leven, v. 2, n. 1, p. 261-313, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Couto, V. (2023). O modelo educacional de John Locke: Moral, utilitarista e empírico. Revista Trama Interdisciplinar, 14(2), 210–231. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15866