Jogos e química: utilizando o jogo "E não sobrou ninguém" como recurso didático

Utilizando o jogo "E não sobrou ninguém" como recurso didático

Autores

  • Helena Barnes Rosa de Pasqual Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Lúcia de Souza Lopes Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Gamificação, Metodologias ativas, Jogos no ensino de Química.

Resumo

O presente artigo traz uma pesquisa em relação a gamificação como ferramenta no ensino da Química no ensino médio, pautando-se na teoria da Aprendizagem Significativa. A partir dos referenciais teóricos e metodológicos de Ausubel (1980) e Huizinga (2000), principais autores para referenciar sobre o lúdico e aprendizagem significativa, elaborou-se um jogo de tabuleiro baseando nos livros de Agatha Christie e relacionando com aspectos químicos de seus livros. A proposta do jogo dentro da perspectiva da gamificação confere a possibilidade de aplicar a mecânica dos jogos em um ambiente educacional. Apesar de não ser aplicado devido ao advento da pandemia, foi possível correlacionar aspectos do jogo que relacionam com a aprendizagem significativa e podem agregar ao ensino dos alunos. O produto contribui para o ensino de Química e está disponível para uso de professores e oferece a possibilidade de adaptações para ambientes virtuais e físicos.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia de Souza Lopes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela UPM.

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

Pasqual, H. B. R. de ., & Lopes, A. L. de S. (2022). Jogos e química: utilizando o jogo "E não sobrou ninguém" como recurso didático : Utilizando o jogo "E não sobrou ninguém" como recurso didático . Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 114–138. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15031