Biblioteca, leitura literária e afetos em tempos de pandemia

Autores

  • Mariana Cortez Universidade Federal da Integração Latino-americana
  • Luisa Fernanda Bustamante Ortíz Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)
  • Carolina Mendes Suchoi Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Palavras-chave:

Mediação de leitura. Afetividade. Biblioteca Comunitária. Leitura literária. Objetos mediadores.

Resumo

Ao longo de 2020 e 2021, a Biblioteca para a Infância e Juventude Iguaçuense (BIJI) buscou alternativas para a promoção do livro e da leitura no período de isolamento social. Durante 2 meses, no período mais crítico da pandemia, a proposta foi enviar “caixas de histórias” com livros literários e práticas de mediação de leitura para a casa de 8 crianças de um bairro periférico da cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu. O objetivo deste artigo é apresentar as “caixas de histórias”, seguindo as concepções de ambientação, ato de leitura e simbolização do que compreendemos como mediação literária e descrever as respostas  de três participantes da experiência literária e artística por meio dos relatos elaborados por eles, analisando-os a partir de três categorias: a contribuição para a vida de cada leitor, a importância do sentido comunitário e  o fortalecimento do vínculo entre a biblioteca e seus usuários. A fundamentação teórica que alicerça as reflexões apresentadas está em diálogo com as contribuições de Vygotsky (2018; 2009; 1996) em relação à imaginação criadora e, em nossa investigação, procuramos discutir os aspectos cognitivos e afetivos do desenvolvimento oferecidos em espaços não formais de aprendizagem como é uma biblioteca comunitária. As “caixas de história” se mostraram como possibilidade significativa nos processos de aproximação com a leitura literária e de formação de uma comunidade de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Fernanda Bustamante Ortíz, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Graduanda em Letras, Artes e Mediação Cultural.

Carolina Mendes Suchoi, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Graduanada em Letras, Artes e Mediação Cultural

Referências

AGUIAR, Wanda; OZELLA, Sergio. “Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos”. Revista Psicologia: ciência e profissão, v. 26, n. 2, p. 222-245, março. 2006.

ALBINI, Eduardo. Pedro Pet Plástico. 1. ed. Brasil: Editora Formato, 2019.

ANZANELLO, João; BOLLINI, Juliana. Prendedor de sonhos. 1. ed. Brasil: Editora Scipione, 2010.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. 1. ed. São Paulo: Tradução de Laura Sandroni. Editora Global, 2007.

CHAMBERS, Aidan. Dime. Los ninõs, la lectura y la conversación. 1. ed. México: Traducción de Ana Tamarit Amieva. Editora Fondo de Cultura Económica, 2007.

FISH, Stanley. Is there a text in this class?: the authority of interpretive-communities. Cambridge: Editora Harvard University Press, 1980.

Fittipaldi, Martina. “La categorización de las respuestas infantiles ante los textos literarios: análisis de algunos modelos y propuesta de clasificación”. In COLOMER, Teresa; FITTIPALDI, M. “La literatura que acoge: Inmigración y lectura de álbumes” Revista Banco del libro: GRETEL. v. 5. p. 69-86, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 25. ed. (1ª edição: 1970). Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1998.

ISER, Wolfang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. 2. ed. São Paulo: Tradução de Johannes Kretschmer. Editora 34, 1999.

MACHADO, Elisa; VERGUEIRO, Waldomiro. “A prática da gestão participativa em espaços de acesso à informação: o caso das bibliotecas públicas e das bibliotecas comunitárias”. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 33, n. 1, p. 241-255, Maio. 2010.

MACHADO, Elisa; VERGUEIRO, Waldomiro. “Bibliotecas comunitarias en Brasil: dónde están, por qué y cómo fueron creadas”. Revista de sistemas de información y documentación: Ibersid, v. 4, n. 1, p. 145-151, Julho. 2010.

MCLACHLAN. Patricia; SANNA. Francesca; VALÉRIO. Fabrício. Minha amiga terra. 1. ed. Brasil: Editora VR, 2020.

MELLO, Maria. Aparecida. “O conceito de mediação na teoria histórico-cultural e as práticas pedagógicas. Revista Aprender-Caderno de filosofia e psicologia da educação, v. 14, n. 23, p. 72-89, janeiro/junho. 2020.

MONTEZI, Aline; SOUZA, Vera. “Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar”. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 17, n. 1, p. 77-85, janeiro/junho. 2013.
MUNDURUKU, Daniel; TOKITAKA. Janaina. O homem que roubava horas. 1. ed. Brasil: Editora Brinque-Book, 2007.
NEVES, André. Obax. 1.ed. Brasil: Editora Brinque-Book. 2010.

PETIT, Michèle. Lecturas: del espacio íntimo al espacio público. 1. ed. México: Editora Fondo de Cultura Económico, 2001.

SERRA, Ana. O monstro das cores. 1. ed. Brasil: Editora Flamboyant, S.L, 2015.

VYGOTSKY, Lev. Semenovich. A imaginação e a arte na infância. 1. ed. Lisboa: Editora Relógio D’Água, 2009.

VYGOTSKY. Lev. Semenovich. Desarrollo de los intereses en la edad de transición. 1. ed. Moscú: Editorial Pedagógica, 1996.

VYGOTSKY, Lev. Semenovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico, livro para professores. 1. ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Como Citar

Cortez, M., Bustamante Ortíz, L. F. ., & Mendes Suchoi, C. . (2022). Biblioteca, leitura literária e afetos em tempos de pandemia. Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 178–194. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14991