Calvino e a educação: contribuições do protestantismo para a educação

Autores

  • Ricardo Bitun Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • Cristiano Camilo Lopes

Palavras-chave:

Protestantismo. Calvinismo. . João Calvino. Educação. Reforma Protestante

Resumo

Neste ensaio abordamos as contribuições da Reforma Protestante para a educação, em particular do reformador genebrino João Calvino[1], assim como as transformações na educação derivadas da Reforma Protestante. No início de nossa pesquisa, deparamo-nos com uma certa precariedade de textos relacionados ao tema Reforma Protestante e educação[1]. Essa escassez de estudos pertinentes ao tema é melhor percebida quando analisamos o número de trabalhos acadêmicos que tratam acerca da contribuição do Protestantismo para o crescimento e desenvolvimento da Educação no Brasil. Boa parte dos trabalhos que fazem referência ao tema “têm se limitado ao entendimento dogmático da relação ideológica e religiosa protagonizada pelos protestantes, quando da sua fixação no Brasil Republicano” (REIS, 2016, p. 24).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIÈS, P. História social da família e da criança. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
BIÉLER, A. O humanismo social de Calvino. São Paulo: Oikoumene, 1970.
BIÉLER, A. O pensamento econômico e social de Calvino. São Paulo: Cultura Cristã, 2012.
BITUN, R. (org.). A Reforma Protestante: história, teologia, desafios. São Paulo: Hagnos, 2017. P.47-64
BITUN, R. A educação. In: BITUN, R. (org.) . O legado de Calvino: a influência calvinista na teoria e na práxis humanas contemporâneas. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2021. p. ??-??. p. 143??-160??.
BITUN, R. Ao celebrarmos a Reforma... In: BITUN, R. (org.). U Uma nova Reforma: após 500 anos o que ainda precisa mudar? Vários autores. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2017. p. 161-168??-??. .
BOTO, C. A A moderna escola do Estado-Nação: templo da república e da cidadania. Revista Mackenzie, São Paulo - SP, ano 1, v. 1, n.1, p. 55-64, 2001.
modernidade do Estado-Nação. Revista Mackenzie Educação, Arte e História da Cultura, ano 1, n. 1 , 2001.
CALVINO, J. Instituición de la religión cristiana. 3. ed. Rijswijk, Países Bajos: Fundación Editorial de Literatura Reformada, 1986.
CALVINO, J. As institutas: edição clássica. São Paulo: Cultura Cristã, 2006, v. 1.. As institutas: edição especial com notas para estudo e pesquisa.
CALVINO, João. A instituição da religião cristã. 2 vols. São Paulo: Unesp, 2008-2009.

_________São Paulo: Cultura Cristã, 2006b, v. 1.. A instituição da religião cristã. São Paulo: Editora da Unesp, 2008, v. 1.
CAMBI, F. (org.). João Calvino: textos escolhidos. São Paulo: Pendão Real, 2008.
CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
CAMPOS, H. C, de. A “filosofia educacional” de Calvino e a fundação da Academia de Genebra. Fides Reformata, v. 5, n. 1, p. 41-56, 2000.
CÉSAR, E. M. L. História da evangelização do Brasil: dos jesuítas aos neopentecostais. Viçosa: Ultimato, 2000.
CÉSAR, W. Para uma sociologia do protestantismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1973.
COSTA, H. M. P. da. A Reforma calvinista e a educação. Fides Reformata, v. 13, n. 2, p. 25-48, 2008.
COSTA, H. M. P. da. Introdução à educação cristã. Brasília, DF: Monergismo, 2013.
COSTA, H. M. P. da. Prefácio à tradução brasileira. In: CALVINO, J. Romanos. Tradução Valter Graciano Martins. São Paulo: Paracletos, 1997. p. ??-??
DALLABRIDA, N. As Reformas religiosas e o nascimento da escolarização ocidental. Comunicações Piracicaba, v. 25, n. 2, p. 207-223, maio/ago. 2018.
DURKHEIM. E. A evolução pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
DURKHEIM. E. Educação e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011.
ELIAS, N. El proceso de la civilización: investigaciones sociogenéticas y psicogenéticas. Madrid: Fondo de Cultura Economica, 1989.
FERRARI, M. Martinho Lutero: o criador do conceito de educação útil. Nova Escola, São Paulo, v.1, n. 187, p. 30-32, nov. 2005.
FERREIRA, V. A. Protestantismo e modernidade no Brasil: da utopia à nostalgia. São Paulo: Reflexão, 2010.
FERREIRA, W. C. Calvino: vida, influência, teologia. Campinas: Luz para o Caminho, 1990.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
FREITAS, L. C. de. Filosofia da educação presbiteriana: sua função ideológica e suas possibilidades utópicas. 1993. Dissertação (Mestrado em ) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 1993.
GILES, Thomas Ranson. A história da Educação. Editora Pedagógica e Universitária, 1987.
GOMES, D. C.; PORTELA, F. S. (org.). Educação escolar cristã: história, conceitos e práticas pedagógicas. São Paulo: Editora Mackenzie, 2017.
GREGGERSEN, G. Perspectivas da educação cristã em João Calvino. Fides Reformata, v. 7, n. 2, p. 61-83, 2002.
HACK, O. H. Protestantismo e educação brasileira: Presbiterianismo e o seu relacionamento com o sistema pedagógico. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1985.
HOPFL, Harro. The Christian polity of John Calvin. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
JARDILINO, J. R. L. Concepções da filosofia educativa em João Calvino. Revista Nures, São Paulo, vn. 17, jan./abr. 2011. p. 1-9 Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/nures/article/view/5515/3942. Acesso em: 13.03.2020
KNUDSEN. R. D. O calvinismo como uma força cultural. In: REID, S. (org.). Calvino e sua influência no mundo ocidental. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1990. p. ??-??.

LEITH, J. H. A tradição reformada. Tradução Eduardo G. Faria e Gerson C. de Lacerda. São Paulo: Pendão Real, 1996.
LEITH, J. H. A tradição reformada: uma maneira de ser da comunidade cristã. São Paulo: Pendão Real, 1997.
LOPES, A. N. (ed.). Calvino e a educação: carta de princípios 2009. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009.
LOPES, L. de P. Educação, protestantismo e sociedade: um estudo sobre o seminário Teológico de São Paulo. 2015 .3. Tese de (Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho – UNINOVE.em Teologia ) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 20135.
LUTERO, M. Aos Conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas. In: Educação e Reforma . São Leopoldo: Sinodal, 2000. p. ??-??.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001.

MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MCGRATH, A. A Revolução Protestante. Brasília, DF: Editora Palavra, 2016. p. ??-??.
MENDONÇA, A. G.; VELASQUES FILHO, P. Introdução ao protestantismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 1990.
MONROE, P. História da educação. 15. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1983. (Coleção Atualidade pedagógica, v. 34).
NICÁCIO, J. da C. Atribuindo ao céu o que é humano: a solução do neopentecostalismo para os problemas no âmbito da situação humana empiricamente dada. In: MENDONÇA, A. G.; VELASQUES, P. Introdução ao protestantismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 1990. p. 279??-??.
PETITAT. A. Produção da escola, produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
REIS, J. C.; SOARES, E. G. C.; ARAÚJO, L. F.; RAMOS, N. S. A expansão do protestantismo no Brasil: reflexos no sistema educacional brasileiro. Revista Mosaicum, n. 23, v. 123, p. 23-34, jan./jun. 2016. ISSN 1808-589X.
RIBEIRO, B. Igreja evangélica e república brasileira (1889-1930). São Paulo: O Semeador, 1991.
RIBEIRO, B. Protestantismo no Brasil Monárquico (1822-1888). São Paulo: Pioneira, 1973.
SALVADOR, R. Calvino e a educação. 500 ANOS: RLCR, 2012. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/7971/calvino_educacao.pdf?sequence=1 . Acesso em:
SANTOS, J. M. L. Religião e educação contribuição protestante à educação brasileira 1860-1911. Revista Tópicos Educacionais, Recife, v. 17, n. 1-3, p. 113-151, 2007.
https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/viewFile/22448/18634
SANTOS, L. de A. Protestantismo e modernidade: os usos e os sentidos da experiência histórica no Brasil e na América Latina. Projeto História, São Paulo, n. 37, v. 1, p. 179-194, ago./dez. 2008.
SELLARO, L. R. A. S. Educação e religião: Colégios protestantes em Pernambuco, 1889-1920. 1989. Dissertação (Mestrado em ) - Universidade Federal de Pernambuco ME/UFPE, Recife, 1989 .
SOUZA, S. L. Pensamento social e político no protestantismo brasileiro. São Paulo: Editora Mackenzie, 2005.
TEIXEIRA, A. S. Educação no Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, MEC, 1976. (Atualidades Pedagógicas, v. 132).
TROELTSCH, E. El protestantismo y el mundo moderno. Tradução Eugenio Ímaz. México: FCE, 2005.
VALENTIN, I. F. A Reforma protestante e a educação. Revista de Educação do CogEimE, ano 19, n. 37 , jul./dez. 2010.
VIEIRA, Paulo Henrique. Calvino e a educação. São Paulo: Mackenzie, 2008.


WALKER, W. História da igreja cristã. 3. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Juerp, Aste, 1981. v. II.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 3. ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1983. (Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais.)

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Bitun , R. ., & Lopes, C. C. . (2021). Calvino e a educação: contribuições do protestantismo para a educação . Revista Trama Interdisciplinar, 12(1), 89–100. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14936