Calvinismo e o pensamento democrático e republicano

Autores

  • Silas Luiz de Souza Instituto Presbiteriano Mackenzie

Palavras-chave:

Calvinismo. Política. Resistência. Sistema Presbiteriano. Democracia

Resumo

Procura-se apresentar aqui um itinerário do pensamento político do calvinismo, partindo do próprio João Calvino, em sua obra mais importante As Institutas da Religião Cristã, na qual há um capítulo sobre o “Magistrado Civil”; destacando-se o fato de Calvino ter moldado sua teologia vivendo em um sistema republicano em uma Europa dividida entre monarquias nacionais e o Sacro Império. A seguir, mostra-se o desenvolvimento da questão a partir dos dois principais teóricos calvinistas depois de morte de Calvino, Theodoro Beza e John Knox, que trataram do governo, dos governados e da possibilidade de resistência à tirania. Exemplifica-se a prática política baseada em ideais calvinistas com a Revolução Puritana na Inglaterra, que destronou e condenou o monarca à morte, tentando estabelecer uma comunidade republicana que durou poucos anos. Por fim, apresenta-se, brevemente, como o sistema presbiteriano é importante elemento de desenvolvimento da prática democrática e republicana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIÉLER, A. A força oculta dos protestantes. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 1999.
CAIRNS, E. O cristianismo através dos séculos. 2. ed. Tradução Israel Belo de Azevedo. São Paulo: Vida Nova, 2008.
CALVINO, J. A Instituição da Religião Cristã. Tomo II. Tradução Elaine C. Sartorelli e Omayr J. de Moraes Jr. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
DAWSON, C. A divisão da cristandade. Tradução Márcia Xavier de Brito. São Paulo: É Realizações Ed., 2014.
DOUGLAS, J, D. A contribuição calvinista à Escócia. In: REID, W. S. Calvino e sua influência no mundo ocidental. São Paulo: Cultura Cristã, 2014.
DUNSTAN, J. L. Protestantismo. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1964.
GALUPPO, M. C. Da reforma à revolução: a contribuição da reforma protestante à teoria da soberania popular. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, n. 119, p. 291-326, jul./dez. 2019.
GONZÁLES, J. Dicionário ilustrado dos intérpretes da fé. Tradução Reginaldo Gomes de Araújo. Santo André, SP: Editora Academia Cristã, 2005.
HALL, D.; PADGETT, M. Calvino e a cultura. Tradução Claudio Chagas. São Paulo: Cultura Cristã, 2017.
HALL, D. W. Calvino em praça pública. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2017.
HILL, C. A Bíblia inglesa e as revoluções do século XVII. Tradução Cynthia Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
HILL, C. O eleito de Deus: Oliver Cromwell e a revolução inglesa. Tradução Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
HILL, C. O mundo de ponta-cabeça: ideias radicais durante a revolução inglesa de 1640. Tradução Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
KUYPER, A. Calvinismo. Tradução Ricardo Gouvêa e Paulo Arantes. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2002.
LE GOFF, Jacques (org.). A História nova. 5. ed. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
LEITH, J, H. A tradição reformada: uma maneira de ser a comunidade cristã. Tradução Eduardo Galasso Faria e Gerson Correia de Lacerda. São Paulo: Associação Evangélica Pendão Real, 1996.
LINDBERG, C. História da Reforma. Tradução Elissamai Bauleo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2017.
LIVRO DE CONFISSÕES. Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana Unida nos Estados Unidos da América. São Paulo: Missão Presbiteriana do Brasil Central, 1969.
LUZ, W. C. John Knox: o patriarca do presbiterianismo. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001.
MAGALHÃES FILHO, G. B. O imaginário protestante e o Estado de direito. 2010. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2010.
MORAES, G. L. Entre a Bíblia e a espada: uma análise da filosofia e da teologia política em João Calvino. São Paulo: Editora Mackenzie, 2014.
NUNES, S. G. S. As origens do Constitucionalismo Calvinista e o Direito de Resistência: a legalidade bíblica do profeta em John Knox e o contratualismo secular do jurista em Thèodore de Bèze. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2016.
REID. W. S. Calvino e sua influência no mundo ocidental. São Paulo: Cultura Cristã, 2014.
RÉMOND, René. 2. ed. Trad. Dora Rocha. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
SILVESTRE, A. A. Calvino e a resistência ao Estado. São Paulo: Editora Mackenzie, 2003.
SILVESTRE, A. A. Calvino: o potencial revolucionário de um pensamento. 2. ed. São Paulo: Editora Vida, 2009.
SOUZA, S. L. de. Pensamento social e político no protestantismo brasileiro. São Paulo: Editora Mackenzie, 2005.
THE INSTRUMENT OF GOVERNMENT. 1653. Disponível em: https://www.jura.uni-wuerzburg.de/lehrstuehle/dreier/verfassungsdokumente-von-der-magna-carta-bis-ins-20-jahrhundert/instrument-of-government-1653/. Acesso em: 19 maio 2021.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: a árvore da liberdade. Tradução Denise Botmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
TROELTSCH, E. The social teaching of the Christian Church. New York: Macmillan, 1931. 2 v.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-09

Como Citar

de Souza, S. L. . (2021). Calvinismo e o pensamento democrático e republicano. Revista Trama Interdisciplinar, 12(1), 69–88. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14935