A construção de João Goulart como Personagem histórico no filme Jango ( 1984, direção de Silvio Tendler): breves reflexões sobre a escrita da história a partir do cinema documentário

BRIEF REFLECTIONS ON WRITING HISTORY FROM THE DOCUMENTARY CINEMA

Autores

  • Rodrigo Francisco Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Bambuí)

Palavras-chave:

Cinema Documentário, Silvio Tendler, História do Brasil, João Goulart, Herói trágico

Resumo

Este artigo aborda as relações entre Cinema Documentário e História do Brasil a partir do filme Jango (1984, direção de Silvio Tendler). Por meio da análise dos aspectos formais/estéticos do documentário, sobretudo no que diz respeito à construção do personagem histórico João Goulart no interior da narrativa fílmica, procuramos demonstrar como se deu o posicionamento político-ideológico do cineasta Silvio Tendler no contexto de produção e lançamento do filme. A análise do documentário mostra que a narrativa fílmica construída pelo cineasta Silvio Tendler tem como uma de suas principais características uma série de estratégias narrativas (depoimentos, edição, trilha sonora, seleção de imagens, narração em voz over) que contribuem para que o político João Goulart seja descrito no filme de maneira bastante positiva. Argumentamos que, no documentário, João Goulart desempenha o papel de um “herói trágico” no âmbito da recente História Política Brasileira. Nesse sentido, chamamos a atenção para o fato de que os elementos estéticos/formais do documentário não foram definidos ao acaso, mas sim com base no posicionamento político-ideológico assumido pelo cineasta quando o filme foi produzido e lançado, época em que o Brasil passava pelo processo de transição da Ditadura para a redemocratização. Para além de estabelecer um diálogo entre o documentário e o contexto histórico em que ele foi produzido e lançado, pretendemos demonstrar como o filme levanta questões muito pertinentes acerca da escrita da História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNARDET, Jean-Claude; RAMOS, Alcides Freire. Cinema e História do Brasil. 4. ed. revisada. São Paulo: Edições Verona, 2013.

BIROLI, Flávia. João Goulart e o golpe de 1964 na imprensa, da transição aos dias atuais: uma análise das relações entre mídia, política e memória. In: CONGRESSO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICA, 1., 2006, Salvador-BA, p. 1-25. Disponível em: <http://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2010/11/Biroli_2006.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2021.

CALIBAN PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS. Disponível em: <http://www.caliban.com.br>. Acesso em: 27 abr. 2021.

CORRÊA, Villas-Bôas. Como morreu a democracia. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 15 fev. 1984. Caderno B, p. 1.

DUCATTI, Ivan. Nelson Werneck Sodré, historiador. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 4, ano 4, n. 1, p. 1-17, jan./fev./mar. 2007. Disponível em: <https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/769/732>. Acesso em: 27 abr. 2021.

FERREIRA, Jorge. Como as sociedades esquecem: Jango. In: SOARES, Mariza de Carvalho; FERREIRA, Jorge (Orgs.). A História vai ao Cinema: vinte filmes brasileiros comentados por historiadores. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 161-178.

FERREIRA, Jorge; GOMES, Angela de Castro. 1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

GAY, Peter. O Estilo na História: Gibbon, Ranke, Macaulay, Burckhardt. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

GOMES, Angela de Castro. A Invenção do Trabalhismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. A Razão na História: introdução à Filosofia da História Universal. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1995.

KOTHE, Flávio René. O Herói. São Paulo: Ática, 1985.

LABAKI, Amir. Sílvio Tendler ampliou discurso histórico do cinema brasileiro. Folha de S. Paulo, São Paulo, 21 jun. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/amp/ilustrada/2018/06/silvio-tendler-ampliou-discurso-historico-do-cinema-brasileiro.shtml>. Acesso em: 27 abr. 2021.

MACHADO, Roberto. O Nascimento do Trágico: de Schiller a Nietzsche. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

MALERBA, Jurandir. Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 37, n. 74, p. 135-154, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbh/v37n74/1806-9347-rbh-2017v37n74-06.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2021.

MATTOS, Romulo. Entrevista com Silvio Tendler: política e cultura de esquerda na obra de um cineasta engajado. Blog Junho, 6 jul. 2015. Disponível em: <http://blogjunho.com.br/entrevista-com-silvio-tendler-politica-e-cultura-de-esquerda-na-obra-de-um-cineasta-engajado/>. Acesso em: 27 abr. 2021.

MIRANDA, Luiz Felipe. Dicionário de Cineastas Brasileiros. São Paulo: Secretaria de Estado de Cultura: Art Editora, 1990.

NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. 4. ed. Tradução de Mônica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2009.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: a intriga e a narrativa histórica. Tradução de Claudia Berliner. Revisão da tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. Introdução de Hélio Salles Gentil. São Paulo: Martins Fontes, 2010. v. 1.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: o tempo narrado. Tradução de Claudia Berliner. Revisão da tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. v. 3.

SCHILD, Susana. “Jango”: a história que começa a ser contada. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 15 fev. 1984. Caderno B, p. 1.

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Filmes Brasileiros. São Paulo: Futuro Mundo Gráfica & Editora, 2002.

WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica do Século XIX. 2. ed. 1. reimpr. Tradução de José Laurênio de Melo. São Paulo: EDUSP, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Dias, R. F. . (2021). A construção de João Goulart como Personagem histórico no filme Jango ( 1984, direção de Silvio Tendler): breves reflexões sobre a escrita da história a partir do cinema documentário : BRIEF REFLECTIONS ON WRITING HISTORY FROM THE DOCUMENTARY CINEMA. Revista Trama Interdisciplinar, 12(2), 50–66. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14537