A construção de João Goulart como Personagem histórico no filme Jango ( 1984, direção de Silvio Tendler): breves reflexões sobre a escrita da história a partir do cinema documentário
BRIEF REFLECTIONS ON WRITING HISTORY FROM THE DOCUMENTARY CINEMA
Palavras-chave:
Cinema Documentário, Silvio Tendler, História do Brasil, João Goulart, Herói trágicoResumo
Este artigo aborda as relações entre Cinema Documentário e História do Brasil a partir do filme Jango (1984, direção de Silvio Tendler). Por meio da análise dos aspectos formais/estéticos do documentário, sobretudo no que diz respeito à construção do personagem histórico João Goulart no interior da narrativa fílmica, procuramos demonstrar como se deu o posicionamento político-ideológico do cineasta Silvio Tendler no contexto de produção e lançamento do filme. A análise do documentário mostra que a narrativa fílmica construída pelo cineasta Silvio Tendler tem como uma de suas principais características uma série de estratégias narrativas (depoimentos, edição, trilha sonora, seleção de imagens, narração em voz over) que contribuem para que o político João Goulart seja descrito no filme de maneira bastante positiva. Argumentamos que, no documentário, João Goulart desempenha o papel de um “herói trágico” no âmbito da recente História Política Brasileira. Nesse sentido, chamamos a atenção para o fato de que os elementos estéticos/formais do documentário não foram definidos ao acaso, mas sim com base no posicionamento político-ideológico assumido pelo cineasta quando o filme foi produzido e lançado, época em que o Brasil passava pelo processo de transição da Ditadura para a redemocratização. Para além de estabelecer um diálogo entre o documentário e o contexto histórico em que ele foi produzido e lançado, pretendemos demonstrar como o filme levanta questões muito pertinentes acerca da escrita da História.
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