Das vicissitudes dos estudos acadêmicos de cinema e audiovisual no Brasil: uma breve análise dos tópicos de pesquisa que apareceram nos Encontros Socine entre 2013 e 2017
uma breve análise dos tópicos de pesquisa que apareceram nos Encontros Socine entre 2013 e 2017
Palavras-chave:
estudos de cinema e audiovisual; Socine; redes semânticas; mineração de dados.Resumo
Recorrendo ao método da mineração de dados e confecção de redes semânticas, este artigo objetiva oferecer um “instantâneo” ou “radiografia” preliminar das pesquisas que têm pautado os estudos recentes de cinema e audiovisual no Brasil. Para tal, elegemos como estudo de caso o mais importante evento científico na área de cinema e audiovisual da América do Sul, o encontro anual da Sociedade Brasileira para os Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). Nosso trabalho de mineração de dados e confecção de redes semânticas se dá a partir de um olhar sobre os trabalhos apresentados nos encontros anuais da Socine, com a verificação das programações completas, contendo títulos e resumos dos encontros Socine de 2013 a 2017.
Downloads
Referências
BORDWELL, David. Estudos de cinema hoje e as vicissitudes da grande teoria. In: Teoria Contemporânea do Cinema. Volume I. RAMOS, Fernão Pessoa (org.) Ed. Senac São Paulo, 2005, pp. 25-70.
_____. Academics vs Critics Film Coment. Maio/Junho 2011. Disponível em: <https://www.filmcomment.com/article/never-the-twain-shall-meet/>. Acesso em 01/11/2017.
BUCKLAND, Warren. The Cognitive Semiotics of Film. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
CARVALHO, Danielle Crepaldi. "O cinema silencioso e o som no Brasil (1894-1920)". Galaxia (São Paulo, online), ISSN 1982-2553, n. 34, jan-abr., 2017, p. 85-97.
CASETTI, Francesco. The Lumière Galaxy: Seven Key Words for the Cinema to Come. New York: Columbia University Press, 2015.
_____. Eye of the Century: Film, Experience, Modernity. New York. Columbia University Press, 2008.
_____. Theories of Cinema: 1945 – 1995. Austin: University of Texas Press, 1999.
COSTA, Fernando Morais da. O Som no Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro: Faperj/7Letras, 2008.
LOERTSCHER, M. L., WEIBEL, D., SPIEGEL, S., FLUECKIGER, B., MENNEL, P., MAST, F. W., & ISELI, C. As Film Goes Byte: The Change From Analog to Digital Film Perception. Psychology of Aesthetics, Creativity and the Arts 2016, Vol. 10, No. 4, 458–471.
HASSON, Uri, et al. Neurocinematics: The Neuroscience of Film. Projections. Volume 2, Issue 1, Summer 2008: 1–26.
HEIDEGGER, Martin. "Ciência e pensamento do sentido", trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: _____. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1998, 5a ed.
LIMA BARRETO, Afonso Henriques de. Lima Barreto: Cronista do Rio. Organização de Beatriz Resende. Belo Horizonte: Autêntica Editora/Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2017.
_____. Contos Completos de Lima Barreto. Organização e introdução de Lilia Moritz Schwarcz. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
MUEGGLER, Elias. Event-based Vision for High-Speed Robotics. 238 f. Zurique: University of Zurich, 2017. Tese (doutorado em Informática). Faculty of Business, Economics and Informatics of the University of Zurich. Disponível em http://rpg.ifi.uzh.ch/docs/PhD17_Mueggler.pdf . Acessado em 08/09/2017.
RAMOS, Fernão (Org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. I. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005.
_____. Teoria Contemporânea do Cinema vol. II. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005.
SALT, Barry. Film Style and Technology: History and Analysis. Ashland: Starword, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.