Migração e missão na Assembleia de Deus no Brasil: dos missionários suecos aos missionários brasileiros, uma jornada migratória no pentecostalismo assembleiano

Autores

  • Jimmy Barbosa Pessoa USP
  • Edin Sued Abumanssur Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Palavras-chave:

Migração. Missionários. Assembleia de Deus. Pentecostalismo.

Resumo

O presente trabalho busca apresentar como a migração sempre fez parte da história da Igreja Assembleia de Deus no Brasil, através de uma introdução do percurso histórico da maior denominação pentecostal no mundo, trazendo um breve relato da vinda dos missionários suecos a Belém do Pará, a chegada de outros obreiros e obreiras de outras nacionalidades para cooperar na missão da implantação da Assembleia de Deus em outros estados e no interior da região norte do país e o envio de missionários brasileiros para outras nacionalidades a fim do cumprimento da grande comissão. Realizando assim uma análise histórica e sociológica da presença da migração no meio pentecostal até a contemporaneidade, pois através destes fundamentos históricos se construiu as bases para o trabalho contemporâneo das missões assembleianas presentes em todos os cantos do mundo. Esta pesquisa tem sua importância por apresentar aos líderes, membros desta denominação, estudantes e pesquisadores buscarem maior compreensão do assunto da migração que é fundamental para a conscientização e valorização de cada pessoa, que deixando sua terra natal migra para outro país por motivos diversos e a conduta do hospedeiro deve sempre ser baseada no acolhimento, compreensão e apoio, pois todos os grupos tem marcas da migração em seus percursos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jimmy Barbosa Pessoa , USP

Doutorando em Psicologia Social na Universidade de São Paulo - USP; Mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP; Bacharel em Psicologia e Teologia. 

Edin Sued Abumanssur , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutor em Ciências Sociais. Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde ocupa o cargo de Doutor Associado. Coordenador do Programa de Estudos Pós Graduados em Ciência da Religião da PUC-SP.

Referências

ALENCAR, Gedeon. Assembleia de Deus: origem, implantação e militância (1911 – 1946). São Paulo: Arte Editorial, 2010. 187p.

BÍBLIA SAGRADA. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2011. 1280p.

CONRADO, Cristiana. Histórico da Secretaria Nacional de Missões da Assembleia de Deus no Brasil [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <prjimmypessoa@gmail.com> em 13. jun. 2019.

COSTA, Luís César Amad; MELLO, Leonel Itaussu A. de. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1999. 423p.

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. 692p.

LEMOS, Carolina Teles. Mobilidade religiosa e suas interfaces com a intimidade e a vida cotidiana. In: OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de, MORI, Geraldo de. Mobilidade religiosa: linguagem, juventude, política. São Paulo: Paulinas, 2012. p. 119 – 142. 294p.

PATARRA, Neide L. Movimentos Migratórios: características e tendências recentes. In: O vaivém da sobrevivência – Centro de Estudos Migratórios. São Paulo: Paulinas, 1983. 87p.

RODRIGUES, Donizete. Dinâmicas do Pentecostalismo Brasileiro: etnografias na América, Europa e Ásia. In: Religião, migração e mobilidade humana. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2017. p. 93 – 107. 166p.

SANCHEZ, Wagner Lopes. Francisco e as Migrações: um olhar a partir das mensagens para o dia mundial do migrante e do refugiado. Perspct. Teol., Belo Horizonte, v.50, n. 2, p. 325 – 342, Mai/Ago. 2018.

VINGREN, Ivar. Diário de um Pioneiro. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. 287p.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Barbosa Pessoa, J., & Sued Abumanssur, E. (2021). Migração e missão na Assembleia de Deus no Brasil: dos missionários suecos aos missionários brasileiros, uma jornada migratória no pentecostalismo assembleiano. Revista Trama Interdisciplinar, 11(2), 27–38. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14226