Questões teóricas para uma etnografia do Tooro Nagashi de Registro/SP

Autores

  • Josué Soares Flores Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Tooro Nagashi, Imigração japonesa, mortos, ancestralidade, memória

Resumo

O artigo a seguir é parte de uma pesquisa sobre a celebração religiosa ou sobre as festas que cercam a soltura do Tooro Nagashi no município de Registro, Vale do Ribeira/SP. A influência da cultura japonesa trazida pelos imigrantes no início do século XX e as relações próprias estabelecidas desta cultura em específico com os costumes locais brasileiros, desenvolveu em seu escopo, traços importantes de uma genuína festa nipo-brasileira em culto a memória dos ancestrais, particularmente as gerações fundantes da colônia bem como da memória contemporaneamente falecidos. A construção do imaginário de uma sociedade dos mortos, convidada e recebida a festejar nestes dias, apaziguada por orações encomendadas a seus nomes e dispersadas pelos tooros iluminados com seus nomes de volta ao "mundo dos mortos" estabelece uma realidade vista a partir de várias dimensões ou camadas de existências concomitantemente. O Tooro Nagashi é, por assim dizer, o reencontro espiritual dos vivos com os mortos, da memória com o presente, da história com o instante. Neste artigo, apontamos algumas questões epistêmicas, metodológicas e conceituais que são fundamentais para a discussão do fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASAD, Talal. A construção da religião como uma categoria antropológica. In: Cadernos de Campo. São Paulo: trad. Eduardo Dullo e Bruno Reinhardt, n. 19, p. 263-284, 2010.
BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, trad. John Cunha Comerford, col. Typographos, 2000.
CENTENÁRIO COLONIZAÇÃO JAPONESA. Rubens Takeshi Shimizu (org.). Registro: Fundação Kunito Muyasaka/Bunkyo Registro, 2016.
DUMONT, Louis. O Individualismo - uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco, trad. Álvaro Cabral, 1993.
GODELIER, Maurice. Economia, Fetichismo y Religion en las Sociedades Primitivas. Madri: Siglo Veintiuno Editores, 1ª ed., 1974.
LEACH, E. R. Sistemas politicos de la Alta Birmania - estudio sobre la estructura social Kachin. Barcelona: Editorial Anagrama, 1975.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. São Paulo: Papirus, 8ª ed., trad. Tânia Pellegrini, 2008.
STRATHERN, Marilyn. O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: CosacNaify, trad. Iracema Dulley, Jamille Pinheiro e Luísa Valentini, 2014.
TAMBIAH, Stanley Jeyaraja. Culture, Thought, and Social Action. Cambridge/London: Harvard University Press, 1985.
VERMEULEN, Hans. GOVERS, Cora. (org.). Antropologia da Etnicidade - Para além de "Ethnic groups and boundaries". Lisboa: Fim de Século, trad. Rogério Puga, 2003.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Soares Flores, J. (2021). Questões teóricas para uma etnografia do Tooro Nagashi de Registro/SP. Revista Trama Interdisciplinar, 11(2), 39–54. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13842