Educação escolar indígena em escola não indígena: compartilhando saberes em uma prática de ensino de Ciências da Natureza
Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena. Alunos Indígenas. Escola não indígena. Ensino de Ciências Naturais. Aula Compartilhada.Resumo
Este artigo tem como objetivo socializar uma prática no ensino de Ciências da Natureza, ministrada a alunos indígenas inseridos em escola não indígena. O mesmo é um recorte da pesquisa de campo da tese de Doutorado “Formação de Professores e Currículo: uma prática em Ciências da Natureza para a diversidade com alunos Indígenas em escola não indígenas”, na qual se vivenciou a experiência de uma aula compartilhada entre uma professora pedagoga regente de uma turma de 1º ano, um cacique Mura e uma professora indígena de Cultura indígena e da Língua Nheengatu. A aula compartilhada foi a principal técnica utilizada para coleta de dados, cuja finalidade foi trabalhar uma didática na perspectiva de uma interculturalidade. Ao final os sujeitos colaboradores da pesquisa apresentaram diversas contribuições que nos permitiram estabelecer um parâmetro acerca da importância do compartilhamento de saberes. Nosso propósito ao possibilitar tal compartilhamento de saberes foi uma tentativa de visibilizar, a cultura indígena, dentre outras culturas presentes na escola, que permanecem despercebidas, onde apenas permanecem, contudo estão invisíveis. Este raciocínio nos permitiu realizar um debate crítico em torno do assunto discutido neste trabalho, uma vez que se trata de uma abordagem para a valorização da diversidade cultural dentro de um contexto multicultural.
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