Educação escolar indígena em escola não indígena: compartilhando saberes em uma prática de ensino de Ciências da Natureza

Autores

  • Maria Rosemi Araujo Nascimento SEMED Manaus
  • Marina Graziela Feldmann

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena. Alunos Indígenas. Escola não indígena. Ensino de Ciências Naturais. Aula Compartilhada.

Resumo

Este artigo tem como objetivo socializar uma prática no ensino de Ciências da Natureza, ministrada a alunos indígenas inseridos em escola não indígena. O mesmo é um recorte da pesquisa de campo da tese de Doutorado “Formação de Professores e Currículo: uma prática em Ciências da Natureza para a diversidade com alunos Indígenas em escola não indígenas”, na qual se vivenciou a experiência de uma aula compartilhada entre uma professora pedagoga regente de uma turma de 1º ano, um cacique Mura e uma professora indígena de Cultura indígena e da Língua Nheengatu. A aula compartilhada foi a principal técnica utilizada para coleta de dados, cuja finalidade foi trabalhar uma didática na perspectiva de uma interculturalidade. Ao final os sujeitos colaboradores da pesquisa apresentaram diversas contribuições que nos permitiram estabelecer um parâmetro acerca da importância do compartilhamento de saberes. Nosso propósito ao possibilitar tal compartilhamento de saberes foi uma tentativa de visibilizar, a cultura indígena, dentre outras culturas presentes na escola, que permanecem despercebidas, onde apenas permanecem, contudo estão invisíveis. Este raciocínio nos permitiu realizar um debate crítico em torno do assunto discutido neste trabalho, uma vez que se trata de uma abordagem para a valorização da diversidade cultural dentro de um contexto multicultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDAU, Vera Maria. Interculturalidade no cotidiano escolar. In.: CANDAU, Vera Maria. (org.). Didática: tecendo / reinventando saberes e práticas. 1 ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018.

CANDAU, Vera Maria. Escola, didática e interculturalidade: desafios atuais. In.: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática Crítica Intercultural. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

GRAÇA, Tânia Sofia Monteiro Rodrigues da. A Aprendizagem Colaborativa no contexto do ensino-aprendizagem de Português língua estrangeira. Faculdade de Letras da Universidade do Porto/ Universidade do Porto. Porto: Portugal, 2016.

NASCIMENTO, Maria Rosemi Araújo do. Educação Intercultural e Ensino de Ciências: construção de conceitos em ciências naturais na escola indígena Baniwa e Coripaco – Pamáali, no Alto Rio Negro. Manaus: UEA, 2010.

OLIVENCIA, Juan José Leiva. Princípios pedagógicos de la educación para la convivencia intercultural. In.: OLIVENCIA, Juan José leiva y LÓPEZ, Raquel Borrero. (Coords.) Interculturalidad y escuela: perspectivas pedagógicas em la construción comunitaria de la escuela intercultural. São Paulo: Cortez, 2016.

RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SANTIAGO, Milene Cristina et al. Educação Intercultural: Desafios e Possibilidades. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

SELBACH, Simone. Ciências e Didática. Coleção Como Bem Ensinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

TORRES, P. e IRALA, E. Aprendizagem Colaborativa: teoria e prática. Coleção Agrinho, p. 61-95. Disponível em: http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_03-Aprendizagem-colaborativa.pdf. Acesso em: 12 set. 2019.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Araujo Nascimento, M. R., & Feldmann, M. G. (2021). Educação escolar indígena em escola não indígena: compartilhando saberes em uma prática de ensino de Ciências da Natureza. Revista Trama Interdisciplinar, 11(2), 80–96. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13750