Educação, justiça social e democracia: uma reflexão necessária em tempos de incertezas

Autores

  • Francisco Evangelista Centro Universitário Salesiano de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-6538-3220
  • Daner Daner UNISAL
  • Antonio Carlos Miranda UNISAL

Palavras-chave:

Palavras- chave, Educação. Justiça Social. Democracia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre educação, justiça social e democracia no Brasil. Para tanto utilizaremos como chave de interpretação o pensamento político, social e religioso. Os recentes acontecimentos na política brasileira e os ataques aos direitos sociais travestidos de ações protetivas futuras, são as formas mais perversas de por fim aos avanços das políticas públicas que promovem a justiça social. Nesse sentido e em particular a educação se torna foco da ação privatista e mercadológica, favorecida pela lacuna na legitimidade política e contingenciamento dos recursos públicos, que imobiliza as demandas prioritárias em todas as áreas do governo. Conclui-se que a despeito dos acontecimentos a educação, se democrática, pensada, articulada e desenvolvida a partir de uma ciência como emancipação pode ser um componente fundamental para o caminho na busca da justiça social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Evangelista, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Doutor em Educação pela PUC/SP (2011). Mestrado em Educação pela Puc-Campinas (2002). Especialista em Filosofia para crianças e jovens pela PUCSP (1997). Graduação em Filosofia pela Puc-Campinas (1990). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Educação do UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo no Campus de Americana e do Curso de Especialização em Pedagogia Social no Campus São José/Campinas. Membro do GEPESAC: Grupo de Pesquisa em Educação Social e Ação Comunitária - Unisal (pesquisador); HIPE - História da Práxis Educativa Social e Comunitária - UNISAL (pesquisador); Projeto de Pesquisa Narrativas de Formação em Educação: possibilidades para a pesquisa e investigação em Educação Sociocomunitária; Projeto de Pesquisa 200 anos de Educação Salesiana: história, pedagogia e espiritualidade; Professor dos cursos de Graduação de Pedagogia e Serviço Social do Unisal.

Daner Daner, UNISAL

Possui Doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Graduado em Filosofia (1997). Atualmente é professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia política e ética, filosofia da educação, ciência política e sociais, antropologia filosófica e social, epistemologia, filosofia da religião. Autor do livro: Os Vestígios Filosóficos Da Revolução E O Desaparecimento Da Liberdade Política Na Perspectiva De Hannah Arendt. Editora Prismas, 2017.

Antonio Carlos Miranda, UNISAL

Possui graduação em Pedagogia (1998), mestrado em Educação (2002) e doutorado em Educação na especificidade Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2008), todos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente trabalha como professor doutor no programa de Mestrado em Educação e na Graduação em Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), campus Americana, membro da Comissão Própria de Avaliação - (CPA) da rede e membro do grupo de pesquisa História da Práxis Educativa Social e Comunitária - (HIPE). Na UNICAMP participa do grupo de pesquisa em avaliação na Faculdade de Educação Laboratório de Observações e Estudos Descritivos - (LOED) como pesquisador CNPq e no Projeto Observatório da Educação – Capes/OBEDUC. Possui vasta experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão, Planejamento, Avaliação Institucional e de Sistemas.

 

 

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Evangelista, F., Daner, D., & Miranda, A. C. (2020). Educação, justiça social e democracia: uma reflexão necessária em tempos de incertezas . Revista Trama Interdisciplinar, 10(2), 115–134. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12573