Relações interculturais, ética e educação

Autores

  • Marcos Antônio Lorieri UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

Palavras-chave:

Interculturalidade, Ética, Educação.

Resumo

O texto apresenta inicialmente um entendimento de ética, ou, mais precisamente, de considerações a respeito de possíveis exigências éticas apontadas por Edgar Morin como indicativas de maneiras de agir consideradas pertinentes tanto para condutas das pessoas em relação a si mesmas, quanto em relação a condutas em relação às demais pessoas. Essas considerações podem, também, indicar caminhos possíveis para o estabelecimento de relações interculturais que respeitem exigências de uma condição humana capaz de oferecer situações de convivência que superem todo tipo de barbárie e possa ser sementeira de vida pacífica no seio da humanidade. Parte-se, aqui, do entendimento de ética como sendo o domínio filosófico da investigação sobre os princípios e critérios que são utilizados como referências para definição das regras de conduta. Por moral, entende-se aqui, o conjunto de regras de conduta assumidas por uma dada sociedade.  Assume-se ainda uma diferenciação entre ética e moral e, ao mesmo tempo, sua estreita interligação. Parte-se, ainda, do entendimento de interculturalidade como sendo a desejável coexistência de mais de uma cultura num mesmo espaço e tempo e do entendimento de que esta coexistência deva ser pacífica e integradora desta diversidade sem que ocorra sua anulação em uma homogeneização que leve à perda da riqueza da diversidade cultural. Assume-se que cabe à educação ser ajuda na busca da convivência pacífica e de enriquecimento mútuo de culturas diversas e na busca de desenvolvimento de disposições favoráveis à preservação da riqueza da diversidade cultural, tanto por parte de indivíduos, quanto por parte das sociedades. Trata-se de tema afeto aos desafios da reflexão filosófico-educacional tanto do ponto de vista antropológico, como epistemológico e ético-político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Lorieri, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

Programa de Pós-Graduação em Educação da UNINOVE

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Lorieri, M. A. (2020). Relações interculturais, ética e educação. Revista Trama Interdisciplinar, 10(2), 18–30. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12502