Narrativas sobre violência na escola: um estudo de caso na Escola de Tempo Integral Vinicius de Moraes, de Palmas, no Tocantins
Palavras-chave:
Palavras-chave, Violência na escola, Tipos de violência, Escola de tempo integral. História oral.Resumo
A presente pesquisa aborda a temática de violência na escola, mais especificamente em uma escola de educação de tempo integral, com o objetivo de compreender os tipos de violência que se encontram nesse espaço escolar e as ações utilizadas pela escola para lidar com o problema. O levantamento dos tipos de violências que acometem a escola é relevante para compreender como estes afetam a comunidade escolar desta modalidade de ensino, para então pensar em ações possíveis de enfrentamento. Deste modo, recorreu-se à História Oral para dar vozes aos entrevistados e por meio delas conhecer a ocorrência da violência na Escola de Tempo Integral Vinicius de Moraes do município de Palmas – TO. Para a realização desta pesquisa foram feitas entrevistas com a equipe gestora, professores e alunos da escola: um diretor, dois orientadores educacionais, dois coordenadores pedagógicos, sete professores e sete alunos. A metodologia consistiu no uso do método da história oral temática com entrevistas semiestruturadas, nas quais as análises das narrativas foram fundamentadas na literatura, que trata a respeito da temática. Ao analisar as narrativas parte-se das inferências de ouvir as vozes dos sujeitos no sentido de compreender os tipos de violência que ocorrem na escola, quais são as vítimas, assim como, as ações desenvolvidas pela escola para lidar com o problema. Os resultados encontrados acompanham os achados da literatura, quanto à compreensão dos entrevistados sobre violência na escola e os tipos mais frequentes de violência. Segundo as narrativas dos entrevistados, na escola de tempo integral, os tipos mais frequentes de violência, foram à violência verbal, e a física, acompanhadas do Bullying. Entende-se que a violência que acomete à escola é enfrentada comumente com as ações disciplinares cotidiana, Tais como repreender, encaminhar à direção, suspensão, não existindo um plano de intervenção de enfrentamento das situações de violências que ocorrem no espaço escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.