Narrativas sobre violência na escola: um estudo de caso na Escola de Tempo Integral Vinicius de Moraes, de Palmas, no Tocantins

Autores

  • Nayjla Lane Ramos Gonçalves Universidade Federal do Tocantins
  • Dra. Jocyléia Santana dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Dra. Daniela Patrícia Ado Maldonado Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Palavras-chave, Violência na escola, Tipos de violência, Escola de tempo integral. História oral.

Resumo

A presente pesquisa aborda a temática de violência na escola, mais especificamente em uma escola de educação de tempo integral, com o objetivo de compreender os tipos de violência que se encontram nesse espaço escolar e as ações utilizadas pela escola para lidar com o problema. O levantamento dos tipos de violências que acometem a escola é relevante para compreender como estes afetam a comunidade escolar desta modalidade de ensino, para então pensar em ações possíveis de enfrentamento. Deste modo, recorreu-se à História Oral para dar vozes aos entrevistados e por meio delas conhecer a ocorrência da violência na Escola de Tempo Integral Vinicius de Moraes do município de Palmas – TO. Para a realização desta pesquisa foram feitas entrevistas com a equipe gestora, professores e alunos da escola: um diretor, dois orientadores educacionais, dois coordenadores pedagógicos, sete professores e sete alunos. A metodologia consistiu no uso do método da história oral temática com entrevistas semiestruturadas, nas quais as análises das narrativas foram fundamentadas na literatura, que trata a respeito da temática. Ao analisar as narrativas parte-se das inferências de ouvir as vozes dos sujeitos no sentido de compreender os tipos de violência que ocorrem na escola, quais são as vítimas, assim como, as ações desenvolvidas pela escola para lidar com o problema. Os resultados encontrados acompanham os achados da literatura, quanto à compreensão dos entrevistados sobre violência na escola e os tipos mais frequentes de violência. Segundo as narrativas dos entrevistados, na escola de tempo integral, os tipos mais frequentes de violência, foram à violência verbal, e a física, acompanhadas do Bullying. Entende-se que a violência que acomete à escola é enfrentada comumente com as ações disciplinares cotidiana, Tais como repreender, encaminhar à direção, suspensão, não existindo um plano de intervenção de enfrentamento das situações de violências que ocorrem no espaço escolar.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayjla Lane Ramos Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia( UEPA)

e Mestre em Educação(UFT) professora na rede publica de Palmas - TO.

Graduanda em Pscologia ( ULBRA).

Dra. Jocyléia Santana dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Graduação em Historia pela Universidade Católica de Goiás (1991), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2006).É Avaliadora Institucional e de Curso do MEC/ INEP. Atualmente é professor associado da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFT/CAPES. É líder do grupo de Pesquisa " História, Historiografia, Fontes de pesquisa em educação"(CNPq/2004)

Dra. Daniela Patrícia Ado Maldonado, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente cursa Pós-Doutorado na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: programas de prevenção, comportamento agressivo, violência doméstica, violência na escola, escola e prevenção à violência.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Gonçalves, N. L. R., dos Santos, D. J. S., & Maldonado, D. D. P. A. (2020). Narrativas sobre violência na escola: um estudo de caso na Escola de Tempo Integral Vinicius de Moraes, de Palmas, no Tocantins . Revista Trama Interdisciplinar, 10(2), 158–180. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12397