A transferência psicológica na escola: uma experiência com professores portugueses
Palavras-chave:
Transferência, Pensamento, Cultura, Tarefa pedagógica, Interpretação psicanalítica.Resumo
Este estudo objetiva analisar como o fenômeno da transferência perpassa as relações de poder estabelecidas entre diferentes atores que se inter-relacionam, num Agrupamento de Escolas de um Distrito de Portugal. Fundamenta-se em estudo acadêmico, no qual se detectou que questões da história pessoal de professores são atualizados na inter-relação com o grupo de alunos em sala de aula, verificando a eficácia de uma estratégia de intervenção grupal breve, com professores portugueses do primeiro ciclo, para favorecer a instalação de um grupo de trabalho centrado na tarefa de ensinar e aprender. Os instrumentos de pesquisa concentraram-se nos consentimentos pós-informação, em entrevista semi-dirigida individual profunda em prevenção e a técnica do psicodrama Apresentação do Átomo Social. Emprega-se a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada para a avaliação precoce de questões detectadas, cuja queixa ainda não tinha sido expressa. A análise dos dados denuncia o conflito entre um pacto narcísico de submissão que mantém o instituído, porque há medo de sua ruptura e o desejo de autonomia frente as situações-problema do cotidiano escolar. Conclui-se que a transferência psicológica aplicada nas escolas obscurece o processo educativo, que por consequência interfere na inter-relação entre os docentes e discentes em classe, atuando sobre os seus corpos, seus afetos e seus tempos, criando e agravando o seu estado de saúde e interferindo na realização da tarefa pedagógica. A interpretação psicanalítica possibilitou o desejo de um processo criativo como condição para se pensar o próprio pensamento.
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