Democracia e educação Início de uma reflexão sobre os desafios impostos à educação pelo modelo democrático em crise a partir do pensamento de Giorgio Agamben
Palavras-chave:
Democracia, política, metafísica, educação, Giorgio Agamben.Resumo
o presente artigo dá início a uma reflexão cuja conclusão está distante de ser alcançado. Trata-se de expor, inicialmente, os conflitos vividos por um modelo democrático em decadência que resulta de fragmentação do entendimento de homem sobre si (Antropologia) e da dissolução dos padrões norteadores do agir (Ética) desenvolvidas no Ocidente. Entende-se aqui a Política como campo de interseção que concentra a Antropologia e da Ética, ou seja, a Política desenvolvida no Ocidente possui natureza e função, essencialmente, metafísicas. Trata-se de reflexão de natureza estritamente bibliográfica, em que se pretende pensar o enlace democracia e educação desde uma perspectiva metafísica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.