Democracia e educação Início de uma reflexão sobre os desafios impostos à educação pelo modelo democrático em crise a partir do pensamento de Giorgio Agamben

Autores

Palavras-chave:

Democracia, política, metafísica, educação, Giorgio Agamben.

Resumo

o presente artigo dá início a uma reflexão cuja conclusão está distante de ser alcançado. Trata-se de expor, inicialmente, os conflitos vividos por um modelo democrático em decadência que resulta de fragmentação do entendimento de homem sobre si (Antropologia) e da dissolução dos padrões norteadores do agir (Ética) desenvolvidas no Ocidente. Entende-se aqui a Política como campo de interseção que concentra a Antropologia e da Ética, ou seja, a Política desenvolvida no Ocidente possui natureza e função, essencialmente, metafísicas. Trata-se de reflexão de natureza estritamente bibliográfica, em que se pretende pensar o enlace democracia e educação desde uma perspectiva metafísica.

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Biografia do Autor

Alex Pin, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Bioética no Programa de Pós-graduação em Bioética da Universidade de Brasília. Possui mestrado em Metafísica (2017) pelo Programa de Pós-graduação
em Metafísica da Universidade de Brasília, graduação em Teologia (2014) e em Filosofia (2008) pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte-MG.
Professor colaborador na UnB (no Centro Avançado de Estudos Multidisciplinares - CEAM-UNB) e do Colégio Sagrado Coração de maria em Brasília. Pesquisa biopolítica, bioética e cristianismo na sociedade contemporâneas.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

Pin, A., & Cornelli , G. . (2020). Democracia e educação Início de uma reflexão sobre os desafios impostos à educação pelo modelo democrático em crise a partir do pensamento de Giorgio Agamben. Revista Trama Interdisciplinar, 10(2), 82–95. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12284