Para dançar [com] a cidade: em busca de cartografias urbanas emergentes

Autores

  • Iale Luiz Moraes Camboim

Palavras-chave:

dança situada, corpo, espaço público, cartografias urbanas emergentes, pauta coreográfica

Resumo

O presente artigo explora as potencialidades de uma proposta de intervenção artística efêmera para ser realizada em espaços públicos da cidade. A partir dos achados da minha pesquisa de mestrado, intitulada Dançar [com] a cidade: mapeamentos sensíveis da experiência urbana contemporânea, mobilizo uma série de conceitos interdisciplinares para reforçar uma ideia de cidade, lugar da simultaneidade; uma ideia de corpo, maleável, poroso às afetações do seu entorno, em constante mutação; e uma ideia de dança, feita na rua e com a rua. Assim, dedico-me ao estudo das relações entre corpo e cidade a partir da experiência de criação dessa “dança situada”. Com base nesses conceitos, pude conceber uma pauta coreográfica para dançar [com] a cidade. Essa pauta, impressa em forma de lambe, foi afixada em alguns espaços públicos de três cidades: São Paulo (SP), Recife (PE) e João Pessoa (PB). Em cada uma dessas cidades, segui as instruções da pauta e realizei a proposta de intervenção. Ao longo do texto, exponho os conceitos que deram origem à intervenção e relato as experiências das danças geradas nos três espaços públicos escolhidos. Por meio da pauta coreográfica, convido as pessoas a dançarem [com] suas cidades e registrem suas experiências, refletindo sobre o que fica gravado nos seus corpos como rastro de uma vivência corporificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iale Luiz Moraes Camboim

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi membro do grupo de pesquisa "Produção da Habitação e da Cidade" (GPHEC) e realizou, entre 2009 e 2011, pesquisas na área de desenvolvimento urbano e produção habitacional. Em 2012, realizou intercâmbio acadêmico no Institut de Sciences Appliquées de Lyon (INSA de Lyon), departamento de Génie Civil et Urbanisme (Engenharia Civil e Urbanismo), com foco nos estudos de Aménagement et Renouvellement Urbain Durables (Ordenamento e Renovação Urbana Duráveis). Em 2017, especializou-se em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros (DAEE), pós-gradução do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), e concluiu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU | UFPB). No PPGAU, integra-se ao grupo de pesquisa "Visões Urbanas" (UFPB | UFBA), coordenado pelo prof. Xico Costa. Desde setembro de 2016, também na UFPB, desenvolve atividades de pesquisa no grupo de "Estudos em (des)territorialização da performance", atuando na linha de pesquisa do "Radar 1" - coletivo de artistas que busca investigar a performance contemporânea e processos de criação interdisciplinares, com foco nas relações que se estabelecem entre corpo e cidade.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Camboim, I. L. M. (2021). Para dançar [com] a cidade: em busca de cartografias urbanas emergentes. Revista Trama Interdisciplinar, 11(2), 107–122. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/11495