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Chamada de artigos para dossiês
Além dos dossiês, a revista Trama Interdisciplinar aceita artigos em fluxo contínuo.

Chamada de artigos para 2024/1

Dossiê: Processos de Criação em diferentes linguagens
A proposta deste dossiê é abrir espaço para a submissão de artigos que observem Processos
de criação e versem sobre o pensamento criativo e suas diferentes formas de expressão.
Acolhe a produção intelectual com ênfase nas contribuições interdisciplinares e nos campos de
estudos que estabelecem diálogos profícuos com matrizes teóricas de distintas áreas como no
campo da Arte, Educação, História Cultural, Comunicação, dentre outros. O esforço será
evidenciar a complexidade e o alcance de outras expressões da linguagem em processo e seus
respectivos contextos de produção e recepção.
Data limite: 31 de maio de 2023
Organizadores:               
Cecília Almeida Salles (PUC/SP)
Isabel Orestes Silveira (UPM)
Regina Lara Silveira Mello (UPM)                                                                      

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Chamada de artigos para 2023/02

Dossiê: A Cidade seus Códigos e Linguagens
A cidade como maior artefato humano contempla múltiplas possibilidades de leitura. A
proposta desse dossiê da Revista Trama Interdisciplinar é a de reunir leituras sobre a cidade
vinculando perspectivas e linguagens que capturem sua casa essência, movimento, memórias,
identidades, imagens, sons, entre outras expressões possíveis de serem investigadas.
Cada cidade pode ser compreendida através dos diferentes territórios que a compõem por
possuírem modos próprios de viver, conviver, reunir e apartar. Há, portanto, uma gama de
possibilidades de interpretação, tanto sob a perspectiva humana, quanto sob sua
materialidade, podendo isolar ou articular essas dimensões.
Os artigos deverão ser submetidos até 10 de novembro de 2022
Organizadores:
Profa. Dra. Ingrid Hötte Ambrogi – Universidade Mackenzie
Prof. Dr. Gerson Leite de Moraes – Universidade Mackenzie
Profa. Dra. Anna Beatriz Ayrosa Galvão – Escola da Cidade

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Chamada de artigos para 2023/01

O cinema negro e a imagem de afirmação positiva do afrodescendente,
a educação e a cultura postas em questão.

O propósito desse dossiê é apresentar o protagonismo do afrodescendente nas relações cinematográficas.
Considerar-se-á, nessa perspectiva, o Cinema Negro, como sendo a filmografia das minorias vulneráveis,
que ensinam, dialeticamente, a contemporaneidade inclusiva. Demonstrando como elas são e como lhes
cabe o tratamento. Isso revela o sentido educacional do Cinema Negro, apontando o resgate de sujeito
histórico do afrodescendente, enquanto minoria vulneráveis, na medida em que se encontram dirigindo
e escrevendo roteiro. Essas ações constituem também uma revisão crítica e reflexiva da representação
estabelecida, que ainda é impregnada pelo eurocentrismo.
Os artigos deverão ser submetidos até 30 de maio de 2022

Organizadores:
Prof. Dr. João Clemente – Universidade Mackenzie
Prof. Dr. Celso Luiz Prudente – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Prof. Dr. Aderito Fernandes-Marcos – Universidade São José, do Macau/China

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 Chamadas para artigos para 2022/02

A Revista TRAMA INTERDISCIPLINAR, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação,
Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo), convida pesquisadoras/es
para contribuir com o dossiê temático Metodologias Interdisciplinares na Pesquisa em Artes,
a ser publicado no segundo semestre de 2022.

A presença, atuação e intervenção de artistas nos ambientes acadêmicos contemporâneos,
além de desejáveis, contribuem para continuamente atualizar a mais original missão universitária
que é aquela de promover e disseminar o conhecimento universal. Universidades, então, se bem desejam
lançar luzes às mais diversificadas dimensões da experiência humana, devem inequivocamente oferecer
espaços de protagonismo para professores-artistas e artistas-pesquisadores e, assim, garantir os
decisivos lugares da criatividade, da arte e da cultura. 

Pesquisas em Artes, relativas aos domínios do conhecimento não-verbal – o visual, o sonoro e o gestual –
e representadas por modalidades expressivas, artísticas ou educacionais – as Artes Visuais, a Música,
a Dança, as Artes Cênicas, a Fotografia, o Cinema, o Vídeo, as Info-Imagens e seus diversos meios –
vêm desenvolvendo surpreendentes e interdisciplinares metodologias. 

É interesse da presente chamada estabelecer, ainda que parcialmente, um significativo mosaico de
metodologias de pesquisa baseadas em Artes, compreendendo: poéticas artísticas e processos de criação;
processos e procedimentos artísticos; produção de linguagem. Em suma: análises procedimentais e críticas
acerca de percursos de pesquisa vivenciados por docentes e pesquisadores que têm como denominador
comum a genuína familiaridade com os bastidores da expressão artística contemporânea.
Eles mesmos, artistas! 

Os artigos deverão ser submetidos até 30 de março de 2022
Responsáveis por este dossiê:
Marcos Rizolli
Mirian Celeste Martins
Suzana Ramos Coutinho
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Dossiê: Afetividade na Educação

A Revista Trama Interdisciplinar abre para submissões de artigos a serem publicados no primeiro semestre
de 2022
. A produção acadêmica em torno da afetividade na educação abrange várias perspectivas,
desde a relação com a aprendizagem, as relações interpessoais, a relação professor e aluno,
afetividade e desenvolvimento, afetividade e formação docente, entre tantas outras.

Com o advento da Educação on-line, a questão da afetividade ganha novos contornos e é revisitada.
Esse dossiê abre a possibilidade de acolher artigos que retratem pesquisas e reflexões, abordando o
tema da afetividade na educação em uma perspectiva interacionista. Os trabalhos deverão ser inéditos
e originais, desenvolvidos por pesquisadores vinculados às instituições de alto nível do Brasil e do
exterior. Podem ser submetidos: artigos, traduções, resenhas, entrevistas e notas de pesquisas,
aceitaremos contribuições em português, inglês, francês e/ou espanhol, de modo a contribuir para que
educadores possam ter uma visão integral e interdisciplinar sobre a afetividade na educação.
O prazo para submissões é dia 15 de dezembro de 2021.
Responsáveis por este dossiê:
Dra. Ana Lucia de Souza Lopes
Dra. Marili M. S. Vieira
Ms. Jovanka Mariana de Genova

2021: Chamadas de artigo para publicação na Revista Trama Interdisciplinar  

Proposta de Dossiê: Cinema e Contemporaneidade - narrativas e práticas imagéticas

A Revista TRAMA INTERDISCIPLINAR, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação,
Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie/São Paulo), convida pesquisadoras/es
para contribuir com o dossiê temático “Cinema e Contemporaneidade - narrativas e práticas imagéticas”.

Já foi dito inúmeras vezes, e por diferentes pensadores, que as imagens em movimento tornaram os
séculos XX e XXI a era dos áudio-visuais. Por reconhecer a pertinência de tal afirmação, a revista
Trama traz, para conhecimento de todos os que se interessam pelo tema, a chamada pública do
dossiê Cinema e Contemporaneidade - narrativas e práticas imagéticas.

Com uma perspectiva polifônica, essa proposta visa, por intermédio de narrativas, de representações
e de conquistas formais e tecnológicas, evidenciar as potencialidades interpretativas do mundo
contemporâneo presentes nessa linguagem fundante de nossos dias.

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Dossiê: Pesquisas interdisciplinares em Religião, Migração e Imagem

A Revista TRAMA INTERDISCIPLINAR, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação,
Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie/São Paulo), convida pesquisadoras/es
para contribuir com o dossiê temático “Pesquisas interdisciplinares em Migração, Religião e Imagem”.
O dossiê pretende reunir contribuições originais por meio de artigos, resenhas, entrevistas e traduções
que fomentem o debate de questões pertinentes a experiências migratórias e suas articulações teóricas
e metodológicas com os estudos sobre o campo religioso e os usos da imagem neste contexto.

Os fenômenos migratórios trazem novos desafios interpretativos aos pesquisadores devido aos
complexos e múltiplos cenários em que eles acontecem. A importância dos deslocamentos para
refletir as experiências contemporâneas é evidente na ampla literatura de matriz teórica-metodológica
e de temáticas no campo das ciências humanas de um modo geral. Os diversos elementos – políticos,
religiosos, econômicos e sociais - vêm acarretando múltiplas trajetórias e fluxos, estruturação de identidades
e relações interculturais, e também configurando situações de conflitos e vulnerabilidade.

É inviável discutir a temática da migração sem que seja levado em consideração o aspecto religioso.
A religião não pode ser entendida neste contexto meramente como um aspecto (entre outros) na vida do
imigrante; a fé do imigrante afeta a sua interação cotidiana com não-imigrantes, forma o futuro destes
imigrantes no contexto social de destino e influencia a sociedade para além da sua própria presença
em um determinado contexto social. Em outras palavras, “para entender os imigrantes, é preciso
entender a sua fé. Mais, para entender mudanças sociais em sociedades compostas por imigrantes,
não se pode desconsiderar a religião destes imigrantes” (Connor 2014, p 5).

Em um contexto social tão conturbado, a imagem se mostra instrumento/recurso analítico relevante
para o entendimento do fenômeno proposto. Como entender a relação entre visibilidade, o político
e o religioso no discurso público sobre migração?  Como podemos representar visualmente pessoas
que são barradas em seus direitos de representação política e como essas representações visuais
podem ganhar destaque político? Atualmente, o conceito de migração é iminentemente icônico,
e isto se aplica não somente aos que se encaixam na categoria de “ilegal”. Esta percepção pública
sobre o tema é profundamente formatada pelas representações da mídia (Kohn, 2016, p. 4).
Neste sentido, as imagens têm se tornado uma parte integral e relevante no processo de regulação
de políticas migratórias: as imagens ajudam a produzir as categorias de “legalidade” e “ilegalidade”,
elas reforçam estereótipos e mobilizam convicções políticas.

A imagem, neste contexto, não é pensada como um “veículo” que publiciza e faz referência ao imigrante,
dando destaque ou revelando o fenômeno. A nossa proposta é pensar o fenômeno migratório em
sua amplitude com a ajuda das imagens, à luz delas. A proposta é unir a prática visual à reflexão teórica;
unir os discursos contidos nas ciências sociais aos conceitos estéticos. À medida que experimentamos
o mundo através de representações visuais, o ato de ver e tornar visível assume uma tremenda relevância
teórica e política. (KÖHN, 2016, p. 4).